Categorias
Java EE

Freemarker + Sitemesh + Spring

Depois de muito tempo consegui fazer minha aplicação utilizando Freemarker (template engine) + Sitemesh (web page layout framework) + Spring (IOC, etc) funcionar.

Basicamente, basta configurar no web.xml o filtro do Sitemesh (com.opensymphony.sitemesh.webapp.SiteMeshFilter), a servlet do Freemarker que vem com o Sitemesh (com.opensymphony.module.sitemesh.freemarker.FreemarkerDecoratorServlet) e a servlet do Spring MVC (org.springframework.web.servlet.DispatcherServlet).

O filtro do Sitemesh é aplicado a todas as requisições, a servlet do freemarker às urls *.ftl e a servlet do Spring às urls *.html.

O problema que eu tive foi que os templates do Freemarker e do Sitemesh não eram encontrados. No web.xml, um dos parâmetros iniciais da servlet do Freemarker é o diretório dos templates (TemplatePath). Configurei este parâmetro para “/WEB-INF/templates/”. E no arquivo decorators.xml configurei que os templates do Sitemesh ficavam no diretório “/decorators”. O que acontecia é que o diretório dos templates do Sitemesh deveriam ficar dentro do diretório dos templates do Freemarker. Logo a estrutura de diretórios é dessa maneira: /WEB-INF/templates/decorators.

Segue abaixo o link com a aplicação de exemplo desta integração:
https://www.fnbrandao.com.br/blog/files/freemarker.tar.gz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

css.php