Alguns dias atrás fez 3 meses que operei por causa da ruptura total do tendão de aquiles.
Minha recuperação está muito boa e tranquila. Já fiz 17 sessões de fisioterapia, tenho andado bastante e só começo a mancar após muito tempo andando (30 minutos ou mais) ou quando fico de pé por bastante tempo.
Semana passada fui ao médico e ele trocou minha fisioterapia por musculação. Acho que hoje já irei ver alguma academia perto de casa para começar antes da semana que vem.
267 respostas em “Rompimento do tendão de aquiles – Recuperação 2”
Olá pessoal, tive ruptura parcial do tendão calcanio com 2,1 cm… os médicos demoraram para identificar, pois inicialmente fui ao plantão e o mesmo me mandou para casa, com o argumento que era um estiramento. Passaram 2 semanas e voltei ao plantão alegando que tinha algo errado… ele novamente disse que era normal, mas mandou fazer um ultrassom, que detectou a ruptura. Imobilizou na hora e amanhã devo operar.
Pergunto se alguém demorou tanto tempo para detectar o problema? Ao todo serão 22 dias. E se a cirurgia ocorreu normalmente, com a recuperação e o retorno dos movimentos. Ou alguém sabe se esta demora vai prejudicar o bom andamento da recuperação ou deixar algum problema?
bom se sua ruptura foi total no minimo 6 meses seria para parar de mancar se fez so 3 meses ta explicado o fato de ta mancando vc nao fez nem a metade do que deveria fazer se fizesse o que o medico indicou nao teria sentido nada
tenho 36 anos, tive ruptura em mais de um lugar, sendo que uma foi total e a outra quase. Foi jogando fut no dia 8/04. A cirurgia ocorreu no dia 18/04.
Já são 37 dias. Procuro fazer repouso total para minimizar os riscos de complicação (tipo queda). Gostaria de saber como foi a cicatrização de vcs. pois teve um ponto da cicatriz de uns 5mm que não fechou.
Agradeço à todos pelos comentários já postados e desejo melhoras tbém p quem ainda estiver como eu. rs
ah. Tbém gostaria de avisar p os “colegas” tomarem muito cuidado com as muletas, vi um caso de queda aqui, então é bom ficarem atentos quando forem dar uns “passos” . MELHORAS!!!!!
Júnior,
Estamos na mesma situação. A minha cirurgia foi em 16/04 e já coloquei Robofoot, desde o 1º dia. Hoje, faz 43 dias e já fiz 08 sessões de Fisioterapia, porém apenas com movimentação dos dedos, fortalecimento da musculatura do glúteo e coxa, bem como, alongamento.
Amanhã (30/05), tenho retorno com o médico e levarei ultrassom realizado hoje, cujo laudo é favorável e comprova a cicatrização do tendão. Quanto à cicatrização dos pontos, também ocorreu normalmente com a queda voluntária de alguns deles. Amanhã, retiro os demais.
Tenho muita confiança no médico e na fisioterapeuta~e isso facilita a recuperação.
Ainda estou com as muletas e não posso pisar. Talvez, após o retorno na consulta, o médico autorize a descarga de peso. Como estou afastado das atividades, evito deslocamentos longos, com o objetivo de prevenir acidentes.
Abraço.
Olá pessoal! Sou Kleber, 33anos, rompi meu tendão no dia 10/05/12. Jongando bola (algo que fazia com frequencia) Operei no dia 16, quero dizer que, após a alta, vim pra casa, já na primeira noite tive muita dor. Voltei e tomei um medicamento mais forte q normalizou a situação. Tirei os pontos hj(31/05). Na retirada a enfermeira fez um movimento contrario no meu pé. Querendo empurrá-lo pra cima…meu Deus…quase pois tudo a perder. Aida bem q chamei atenção em tempo hábil. Volto ao médico 50 dias pós cirurgia. Ele não disse nada de Robofoot, fisioterapia, nada! Qro começar logo o processo de Fisio, não vejo a hora de voltar a trabalhar, e principalmente praticar esportes,. Parabéns a todos q postam suas dificuldades e vitórias aqui neste site. Colabora muito! Abçs
Aos interessados,
Retornei ao médico ontém (31/05)…. Manterei o Robofoot por mais 15 dias, porém sem calço no calcanhar, ou seja, pé e canela à 90º. Autorizou a descarga de peso com o auxílio de muletas. Ontém mesmo, na sessão de fisioterapia, a profissinal manipulou o meu pé com intensidade: sinceramente, dói. Porém, como iniciei a fisio há algum tempo (23 dias após a cirurgia) já tinha movimento nos dedos e boa circulação sanguínea na região.
Nesta fase, o mais difícil é apoiar o pé e exercer a descarga de peso.
Abraço.
Olá, vou relatar meu caso. No dia 29 de março sofri um acidente de moto, e o pedal de apoio fez um corte profunfo no meu pé esquerdo. Fui levado para emergência e o médico fez apenas uma sultura. Depois de 01 mês com o pé inchado, sem movimento extensor dos dedos menores e sem colocá-lo no chão achei estranho a demora da recuperação. Assim procurei uma outra equipe médica, e com a ultrason foi constatado o rompimento do tendão extensor dos 4 dedos menores, entao fiz a cirurgia com urgência por conta do tempo que já tinha a lesão total. Graças a Deus, mesmo retraído os médicos conseguiram unir as pontas sem a necessidade de um enxerto. Fiz a cirurgia 09/04, fiquei 03 semanas com gesso, e agora já estou de robofoot, pisando no chão com o auxílio das muletas, mas com muito medo ainda, não descarrego todo o peso do corpo, hojé estarei começando a fisioterapia, os médicos passaram 10 seções e após isso retornarei para a revisão. Meu pé está bem desinchado, só incha mais quando piso no chão, porém estou sintindo uma rigidez grande no dorso do pé, e ainda não consigo extender os dedos, não sinto força, até e dedão está sem força por conta da imobilização, essas sintomas são normais, acham que estou me recuperando bem, e como devem ser meus exercícios de fisioterapia? Ah minha perna ficou bem fininha, perdi bastante massa muscular, e agora, o q faço?
Boa Tarde.
Tive uma ruptura total do tendão de Aquiles a mais ou menos 40 dias
digmostico errado no atendimento de emergência e tempo para fazer e pegar os resultado do ultrasom e ressonância compuseram o tempo total.
Finalmente consultado com ortopedista com exames em mão foi constatado uma ruptura de 4 cm e o indicativo de cirurgia, só que naum fiz imobilização nenhuma e naum quero opera, posso ter sequelas ???
Para mim o importante o voltar a caminhar normalmente.
Quanto tempo levarei para andar normalmente, só a fisioterapia vai resolver, pois não quero e não vou opera.
Tenho consciência de pode haver nova ruptura, só que não pratico esporte nenhum somente caminhada.
Pedro,
Segundo o que eu pude “ver’ nos muitos relatos que lí, acho que vc poderá ter sequelas sim! O mais indicado na maioria dos casos que eu lí é a operação. Mas pelo visto, sua ruptura foi parcial (pois não conseguiria andar se fosse total! Eu perdi o movimento “de ponta” do pé).
Mas só o médico mesmo p poder te esclarecer.
abço à todos! melhoras
Olá Júnior,
Meu rompimento foi no tendão extensor dos dedos menores do pé, fiz a cirurgia mas ainda não consigo levantar os dedos, apenas flexionar. Qual foi o tipo de movimento que vc perdeu?
Caros, boa tarde.
Primeiramente Fábio, parabéns pela criação do blog. Com certeza ajudou vários de nós nos esclarecimentos quanto a essa lesão.
Meu nome é Emerson, tenho 39 anos e pratico/jogo vôlei desde os 12 anos de idade. Enfim, levo a sério o esporte, apesar de não viver disso, e me dedico tanto na proteção quanto nos cuidados.
Mas infelizmente no último dia 24/05 em um bate bola semanal senti a tal “pedrada” durante movimento normal de deslocamento na quadra. Não estava em ação de salto ou queda.
No momento não senti muita dor (a dor era suportável), porém não tinha forças para apoiar os pés. Fui pro hospital onde foi constato o rompimento. Fiz exame no dia 26/05 que confirmou ruptura de 100% a 4cm do calcâneo.
Decidi pela cirurgia, que foi realizada dia 01/06 (nesse intervalo usei a robofoot, fiquei de repouso e sem colocar o pé no chão). Fui liberado no mesmo dia. Fui imobilizado (perna engessada até a panturrilha) na posição equino. Ontem (14/06) removi os pontos (12 no total) e na próxima segunda tenho consulta com o médico para decidir sobre os próximos passos.
Nesse período não senti nenhuma dor ou incômodo na região.
Agora é ter paciência para as próximas etapas e principalmente disciplina nas orientações médicas.
Em breve postarei novos comentários da evolução do tratamento.
Abraços a todos.
Emerson
Caro Fábio,
Esquei de lhe fazer uma pergunta.
Após esses dois anos e meio da sua lesão, como está o seu tornozelo e também as atividades esportivas?
Abraço
Olá Emerson,
Eu voltei pro taekwondo, cheguei a participar de um campeonato paulista e tudo está normal com o tendão / tornozelo.
No momento estou sem fazer nenhuma atividade física pois estou com outra lesão no quadril que talvez será necessária a cirurgia!
Abraços
Pessoal, no dia 04 de junho sofri um acidente de moto. Nem ando de moto, mas acabei pegando carona com um amigo, um carro entrou de maneira errada no cruzamento e nos atingiu em cheio! O carro pegou no meu pé e perdi um “pedaço” do meu calcanhar! Com ele também tive um rompimento parcial do tendão!
Tive bastante sorte, fiz a cirurgia algumas horas após o acidente e correu tudo bem, inclusive não precisarei fazer incherto como se cogitava após o ato cirurgico.
Estou há 15 dias usando uma tala de gesso no pé, vou ao médico hoje e pode ser que ele retire os pontos. Não vejo a hora de começar a usar a bota robocop e dar prosseguimento ao tratamento! E finalmente…voltar a andar novamente!
Um abraço a todos!
Fábio, boa noite.
Obrigado pela resposta. Bom saber que seu tornozelo está normal quanto às atividades do taekwondo.
Perguntei isso pois minha idéia é retornar ao vôlei, já que não dá pra ficar sem. Minha esposa é que está mais preocupada que eu….ela quer que eu me aposente…hehehe.
Abraços
Emerson
Voltei ao médico no dia 18/06, ele tirou os pontos e me colocou para usar o robofoot. A ferida ainda não se fechou, mas está tudo encaminhado.
O médio liberou para colocar levemente os pés no chão enquanto eu ando com muletas.
Minha movimentação do pé parece normal, com ele inchando um pouco ainda. Porém ao puxar os dedos para cima (posição contrária ao tendão), sinto medo, parece que ele fica próximo de se soltar novamente.
Na próxima semana voltarei no médico e darei mais informações sobre a minha recuperação.
Queria deixar uma pergunta: em quanto tempo o tendão se reconstitui a ponto de liberar a movimentação do pé (apenas movimentação, sem falar em andar) sem risco de nova lesão?
Abraço e boa recuperação a todos!
diogo, segundo lí em vários lugares a reconstituição do tendão é de 6 a 8 semanas, para iniciar a fisio.
iniciei a fisio ontem com 62 dias. e hoj o fisioterapeuta forçou bastante meu pé p cima, só parou de forçar quando deu um estalo (meus gritos não adiantaram! rsrs), Mas correu bem.
Fabio, por favor, vc teve algum problema na cicatrização. Apesar de eu já estar fazendo fisio, ainda tem um buraco de uns 4 mm, que não fecha. obrigado.
Obrigado a todos! boa recuperação!
Meu último comentário foi em 01/06.
Após 20 dias pisando, inicialmente com o Robofoot e, nas sessões de fisioterapia, calçando tênis, a melhora é significativa. Diariamente, noto que há evolução nos movimentos e as dores vão diminuindo. A marcha ainda é lenta e com cautela; pé e perna ficam inchados facilmente.
Nesta fase, as articulações, tendões, músculos e comandos do cérebro estão se reorganizando; e ficar na ponta do pé é muito difícil.
Decorridos 65 dias da data da lesão, consegui retornar às atividades (dirigir, caminhar e trabalhar).
A confiança no ortopedista e fisioterpeuta é imprescindível neste processo. Além disso, a dedicação nos exercícios de reabilitação é determinante para que o resultado final seja positivo.
Agora os meus desafios são: parar de mancar e recuperar o movimento completo de ponta do pé.
Abraço e boa recuperação!!
Dei entrada no hospital para minha cirurugia.
Va~fazer quases dois meses rompi quase que todo o tendão, mas não imobilizei como trabalho com informatica não forço muito, mas continuo andado ou melhor mancando
TEnho uma curiosidade como você fizeram para tomar banho durante este longo periodo ?
Pedro, Eu amarrava um saco plástico na perna e amarrava com elástico, e colocava uma cadeira debaixo do chuveiro.
Muito CUIDADO com os escorregões o banheiro é muito perigoso! Melhoras!
Pessoal, desejo muita sorte a todos voces. Leiam bastante, conversem com o seu medico e fisioterapeuta. É um periodo que a gente tem que passar, mas tao logo as coisas melhoram pra todo mundo e no fim vc vai ver que vc tambem melhorou. Tive uma ruptura completa do meu tendao direito no dia 09 de junho, cirurgia no dia seguinte, e tala gessada na posição equino. Hoje dia 24 fazem 15 dias da cirurgia e amanha irei retirar os pontos. Muita expectativa para minha proxima fase. Ainda sinto uma dorzinha no calcanhar quando vou dormir a noite. Um abraço a e boa recuperação pra nós todos.
Bom Dia!
Há uns 3 anos atrás rompi parcialmente o tendão do meu ombro esquerdo. Meu médico me receitou a musculação como forma de regeneração. Fiz algum tempo ai tive que abandonar a musculação por falta de tempo. Será que esse método realmente resolve ou somente mesmo a cirurgia?
pessoal, vou resumir aki o meu caso. Como a maioria, rompi total jogando bola no dia 20/3 e sem nenhum contato fisico. senti a famosa “sindrome da pedrada”. Mesmo assim, era suportável. fui no dia seguinte trabalhar mas ao passar pelo ortopedista, ele identificou a ruptura total. Fiz a cirurgia no dia seguinte ao do rompimento. ao sair do banho, fui me arriscar na muleta e escorreguei. CLaro que apoiei o pé que tava com tala no chao..Berrei muito de dor. O medico veio, tirou a tala e viu q o tendao tava ok, graças a Deus. Levei aquela rabada basica do medico..rsr..E fiquei entao 12 dias com tala gessada até abaixo do joelho e pé na na posição quase que 90 graus. Senti pouca dor durante este tempo. fiz bastante repouso, ainda mais depois do tombo…Ao tirar a tala, o medico colocou gesso por mais 35 dias.Tbm fiquei em repouco e claro que atrofiou a panturrilha que parece uma gelatinha..rrs.Entao inicie a fisio. hoje faz 100 dias. comecei com 02 mulatas, depois apenas a mulata canadense. agora to andando e voltei ao trabalho. só que ainda manco. e tbm dói legal ficar na posição de flexao plantar(ponta do pé) que é onde se exige muito do tendao+musculoa da panturrilha. como ainda tá atrofiada, tá dificil…continuo com a fisio mas nao to vendo evolução. faço alongamento, bicicleta, ultrasom. mas como a perna ta frca, ainda manco e tbm dói um pouco. alguma dica pra parar de mancar? Iniciar musculação?hidroginastica?
Sandro,
Eu só parei de mancar após a musculação. O médico me liberou pra musculação desde que eu fizesse exercícios sem impacto.
Tente conversar com o seu médico.
Abraços e melhoras
Sandro,
Hoje, faz 75 dias da minha cirurgia. Ainda manco, mas há evolução diária, principalmente após as sessões de fisioterapia : já fiz 20 e tenho mais 10 programadas. Ressalto que repito a série de exercícios diariamente.
A fisioterapeuta orienta na utilização de: bicicleta, esteira, exercícios de flexão plantar, alongamento e musculação. O protocolo de recuperação está adiantado, segundo a avaliação do médico e da fisioterapeuta.
Por isso, conforme o Fábio mencionou, é imprescindível uma conversa periódica com eles, pois os casos são distintos.
Abraço e boa recuperação.
Caros Ricardo e Fábio, obrigado pelo retorno. Entao. tenho me dedicado muito a fisio desde o dia que tirei o gesso, embora o medica nao tava muito afim de liberar no inicio que tirou o gesso…Mas depois que conversei melhor com ele, ele liberou. Tem quase 02 meses que to na fisio.E como eu estava afastado do trabalho, fazia 2 x ao dia. De manha só exercicios(alongamento, bicicleta, exercicio de flexao plantar, equilibrio e depois gelo) e a tarde, só os aparelhos: TENZ, corrente russa para a panturrilha, ultrasom e mais gelo…Tenho força no pe, ele alonga legal. mas quando alongo, sinto ainda como se a pele do tornozelo estivesse rasgando, com aderencia. o medico disse que é normal ainda, no local da cirurgia, tá bem grosso na emenda do tendao…A fisioterapeuta tbm diz que faz parte e que é normal…. só tenho receio de passar o tempo e nao parar de mancar. Eu manco pois ao marchar, sindo dor no tendao ao flexionar o pé…mas subo e desço escadas na boa…Mas falta força ainda na panturrilha.Nao sei se a dor tbm vem porque a perna tá fraca..Com vcs aconteceu isto?Tenho consulta médica semana que vem e tenho estas perguntas a ele..Meu receio é o que ocorreu como jogador Adriano. Sei que ele vacilou e nao fez as sessoes de fiso direito mas precisou refazer a cirurgia pois depois de 01 ano, ele ainda mancava e nao conseguia ficar na ponta do pe..Eu consigo ficar desde que eu flexione os dois pés, com o peso do corpo dividido. Mas se eu ficar só no pé da cirurgia e tentar fazer a flexao plantar, é impossivel..o tendao queima…Vcs tbm passaram por isto?Será que para estes 100 dias, a fase que estou é normal?
Sandro,
O Fábio tem mais experiência no assunto.
No meu caso, faz 80 dias desde a minha cirurgia e estou na mesma fase que você, ou seja, recuperar a força na panturrilha e parar de mancar.
Conforme comentado pelo Fábio, a musculação ajuda muito nesta fase. Sinto que o tornozelo operado fica mais forte e confiante diariamente. Por exemplo, até 01 semana atrás eu não conseguia descer escadas normalmente. Ontém, já consegui.
Então, é observar a evolução diária, manter-se confiante e conversar com o médico e fisioterapeuta.
Abraço.
Postei q rompi total meu tendão de aquiles, hj fazem 62 dias pós-cirurgia, estou na 6 sessão de fisioterapia levemente e com auxilio de muleta. Fiquei 55 dias com meia tala em equino, e qdo tirei não coloquei Robofoot, já fui direto pra fisio, pisando leve. Hj manco um pouco, sinto dor no tendao patelar (abaixo do joelho) tenho uma flexibilidade mto boa no tendao operado. Não sei se é ajudou, mas, mexia os dedos constantemente no periodo da imobilização. Abçs Kleber Medina.
Ola galera,
Vou dividir minha experiencia com vcs,
Rompi totalmente o tendão do pé direito,no dia 13/05/2012 sou lutador de jiu-jitsu e MMA,e ao aquecer pulando corda,quando aumentei a velocidade meu tendão rompeu.6 semanas sem por o pé no chão.com 45 dias ja dirigia e com 60 dias tirei a robofoot,andando com dificuldade.Hj 66 dias após a cirurgia me recupero bem,faço muita movimentação,alongamentos e exercicios em casa.além da fisioterapia e caminho,com muita força de vontade tudo ficará bem!
Abraço
Caro Sandro
Sou a fisioterapeuta do Ricardo, ele comentou o seu caso durante a sessão de fisioterapia, depois de muito relutar, resolvi comentar o caso aqui também.
Quero deixar claro que não tenho a menor pretensão de tornar esse comentário uma consulta, já que pra isso é necessário “no mínimo” fazer uma avaliação fisioterápica do caso.
Muito bem … em casos como o seu é comum a demora na evolução, não sei se você notou, mas a maioria dos casos comentados aqui, foi utilizado robofoot no pós operatório, que é uma imobilização removível e que permite a higiene e algumas atividades acompanhadas do profissional responsável.
Com relação á pele do tornozelo “quase rasgando”, isso é normal, e é exatamente uma aderência que se forma entre a cicatriz e o tendão, não é por causa disso que você manca, provoca desconforto, mas o “mancar” é realmente por falta de força e alongamento, os músculos da região tem que “reaprender” o movimento depois de tanto tempo imobilizado.
Fique tranquilo, e siga rigorosamente a orientação do seu médico e fisioterapeuta, quanto ao prazo, você é uma pessoa única, que tem suas dificuldades e prioridades e não pode ser igualado e nem comparado a ninguém, no tempo necessário para o “seu” corpo se reabilitar você ficará bom.
Melhoras !!
rebentei o tendão de aquiles 3,7 cm e estou desanimado não fiz cirugia e ja estou 5 meses na fisioterapia,agora tem muita fibrose e não posso mais fazer fisioterapia
Alguem depois que rompeu o tendão conseguiu fazer flexão plantar.
Já vão fazer 3 meses o indicativo e cirurgico, demora para o resultado preciso, diagnostico errado inicial, demora do plano para aprovação e agora um exame que o cardiologista solicitou para liberar para cirurgia.
Hoje consigo fazer flexão plantar não caberia um reavaliação ?
Outro observação importante desde que rompi não usei nenhum tipo de imobilização.
Ola Pessoal
Após 45 dias da cirurgia, cicatriz ja consolidada sem complicações, fui liberado pelo meu medico pra fazer as 10 seçoes de fisioterapia e descarga moderada com auxilio de muletas mas ainda utilizando o robofoot. Meu Pe esta inchado o que e normal. Agora começa a segunda fase, fazer uma boa fisioterapia, e se alguem tiver alguma dica ta valendo.
Um abraço e sorte a todos
Ola pessoal, gostaria de deixar o meu relato. Rompi completamente o tendão da perna direita no dia 06/06/2012 jogando peteca. Após aproximadamente 2 horas jogando, numa simples passada, ouço um barulho muito alto e caio. A partir daí não consigo mais pisar. Não senti dores na hora, somente um ardor na panturrilha. Descobri que meu ortopedista de confiança não estava atendendo, então fui a um médico de plantão, que pediu a ressonância. Fiz ressonância 5 dias depois, a qual constatou o rompimento total. Decidi procurar o meu médico de confiança novamente. Para a minha surpresa ele tinha acabado de voltar a trabalhar depois de se recuperar de uma ruptura de tendão. Fiquei mais tranqüilo, pois além de ser ortopedista, acabara de passar pelo mesmo problema. Fiz a cirurgia no dia 21/06/2012. Deixei a sala de cirurgia engessado até o joelho. Senti uma dor insuportável por pelo menos 8 horas após o efeito da anestesia, remédio nenhum cortava a dor. Fui liberado no outro dia já sem nenhuma dor. Após 34 dias de muito repouso e sempre com a perna pra cima, retirei o gesso dia 24/07/2012. Então o médico me pediu para comprar uma bola de plástico e fazer alguns exercícios em casa. Hoje 27/07 estou em casa, pressionando esta bola na parede com a ponta do pé e deixando voltar até o meu limite. Faço isto durante uns 20 minutos 2x por dia. Até o momento está tudo bem. Continuo usando muletas e sem pisar. Começo a fisioterapia na clínica dia 06/08/2012.
Olá a todos e muito obrigado por colocarem suas experiências neste blog .
Seguindo o mesmo roteiro rompi o tendão em uma partida de futebol no dia 26/07, com o mesmo sentimento de pedrada e tudo mais , um presente de aniversário não muito legal , rsrsrsrss . Minha cirurgia está marcada para quarta feira dia 02/08. Meu médico me explicou que irá fazer uma cirurgia com pequenos cortes ,ou seja uma artroscopia , usando assim um fio para fazer a junção do tendão , alguém já passou esta cirurgia ou todos foram feito com corte maior ?( o mais comum ) .
E muito obrigado ao Fábio por criar este blog , me ajudou bastante a entender um pouquinho mais essa nova etapa da minha vida!
Cara Gislaine, muito obrigado pela opiniao e comentário, ainda mais sendo de uma profissional da área…Semana retrasada voltei ao medico que fez a minha cirurgia. Ele insiste que nao preciso de fisioteria e sim de andar.Como já fiz mais de 2 meses de fisio, ele entende que nao vai ajudar em mais nada pois esta´bem alongado e que nao tive nenhuma retração após a cirurgia. E pra pegar força, somente andando ou até fazendo natação, que foi o que ele me indicou. Começo esta semana. Só que como no local da cirurgia tá vermelho e quente, ele pediu um ultrasom. E o resultado foi que tá com processo inflamatório..Retornei ao medico e perguntei a ele do porque. Ele disse que pode ser o tendao que tá com uma alergia com o fio de nylon que ele usou para a sutura mas que é normal.E que eu devo ter paciencia. De fato, nestes ultimos 20 dias evoluiu. O que era quase impossivel de se fazer, que é andar na posição flexao plantar(ponta dos pés) já tenho conseguido e sem quase dor. Antes eu nao conseguia. Hj já consigo andar assim e ficar na ponta do pé.Mas ainda sinto pouca fraqueza na perna e manco bem menos.Entendo que tá evoluindo. Mas me incomdou a “inflamaçao”…Nao sei se os casos aki passaram pela inflamação…Mas de qualquer forma, vou procurar outra opiniao medica.
Caro Tiago Silva, um vizinho meu tambem rompeu o tendao e fez artroscopia. O pe dele nao esta legal, ta muito inchado e ele ta mancando muito. Nao sei se foi porque ele guardou pouco repouso ou foi consequencia da cirurgia. Conversei com o meu medico sobre esse metodo, e ele nao recomendou. O meu corte foi de aproximadamente uns 10cm. Nao seria melhor uma segunda opiniao medica? Abracos.
Após 3 meses de ruptura do tendão de aquiles em quase 90% e sem usar nenhuma imobilização e com cirurgia marcada finalmente fui no ortopedista ontem e ele abortou a cirurgia, falou que houve cicatrização, solicitou ultrasom e 10 sessões de fisioterapia sem carga, que exercícios seriam estes ?
Eu já fazia com 2 meses flexão plantar com apóio e sem apoio.
Quem já fez as primeiras fisioterpia para o tendão de aquiles sem carga poderia que
me dizer que exercícios são estes ?
Pessoal,
Estou acessando see blog pela primeira vez. Tive rompimento total do tendao de aquiles da perinea direita, jogando futebol, em um sabado no finalzinho de janeiro. Fui operado no Domingo, e passei por todas as fases. Hoje, passados 6 meses, ja voltei a exercicios regulares e face musculacao. Sempre fui esportista, e tenho 66 anos. A recuperacao foi normal, e a unica sequel – se eh que possa chamar assim- eh que o tendao ficou muito grosso. Nao consegui ainda do meu medico uma resposta definitiva, e indago se outros tambem ficaram com o tendao muito espesso ( o dobro do outro tendao).
Abracos aos amigos aquilianos!
Luiz Fernando
Escrevendo com iPad americano muitas vezes o texto acaba saindo com palavras. Erradas, mas acho que todos irao entender o que escrevi.
Reenviando, devidamente corrigido.
Estou acessando esse blog pela primeira vez. Tive rompimento total do tendão de aquiles da perna direita, jogando futebol, em um sábado no finalzinho de janeiro. Fui operado no domingo, e passei por todas as fases. Hoje, passados 6 meses, ja voltei a exercicios regulares e faço musculacao (há dois meses). Sempre fui esportista, e tenho 66 anos. A recuperacao foi normal, e a unica sequela – se é que possa chamar assim- é que o tendao ficou muito grosso. Não consegui ainda do meu medico uma resposta definitiva, e indago se outros tambem ficaram com o tendão muito espesso ( o dobro do outro tendão).
Abracos aos amigos aquilianos!
Luiz Fernando
Caro Luiz Fernando,
tenho 39 anos. Tive rompimento total do tendao e hoje, após 4 meses de cirurgia, fisio, praticamente voltei a vida normal. nao to ainda conseguindo correr mas to fazendo natação. E meu tendao tbm ficou bem grosso e foi motivo de quetionamento ao meu medico. Ele disse que com o tempo a tendencia é diminuir um pouco mas nunca ficará como o tendao “sadio” pois afinal, foi feito uma sutura. Portanto, é normal ficar assim…
Olá, após 3 meses de cirurgia (ruptura total dos extensores do dedos do pé)fiz uma ressonancia para ver a situação pois ainda nao consigo elevar os dedos, e incha muito. Bem no exame a unica coisa estranha que deu foi que os tendões extensores dos dedos encontram-se bastante espessados. O que isso significa é normal? pelo que vi na imagem onde foi rompido ficou mais grosso, como se tivesse aumentado, isso é normal, ainda nao falei com meu medico e fisioterapeuta. Abraços.
rompi meu tendao e fikei 2 meses com ele rompido depois operei e meu medico fiz um encherto da panturrilha mas a cirurgia nao doeu nove meses depois ja correndo mas ainda dói um poko a parte da frente do pé e as vezes queima meu calcanhar, será q ja posso jogar bola
Oi pessoal.
Tive um rompimento de 90% do tendão não usei imobilização, mas depois de 3 meses foi aprovado a cirurgia chegando no médico e ele falou que cicatrizou e estou 5 sessão de fisio.
Quais são os exercicios que você fizeram na fisioterapia e quantas sessões foram necessarias para voltar a andar normalmente ?
Olá, rompi meu tendão (muito inflamado) da perna direita em 28 de novembro de 2011. 45 dias sem pisar no chão, mais 15 com robofoot pisando pra depois poder começar a fisioterapia. 5 meses depois da cirurgia treinei jiu-jitsu normalmente e joguei futevolei (areia) bem de leve. O médico pediu que eu esperasse pra jogar com 6 meses pois era um tempo de segurança.
Tinha voltado as atividades normalmente e dia 31 de julho de 2012 rompi o tendão (pouco inflamado) da perna esquerda, suponho que tenha sido a sobrecarga.
O pior de tudo foi ouvir de um médico que isso é a coisa mais normal do mundo, “é normal romper um e depois romper o outro”… rs… isso deve ser normal pra ele… rs…
O lado bom disso tudo é que além de não romper mais o mesmo tendão depois da cirurgia, rs, é o que dizem, eu tinha guardado ainda as muletas e o robofoot, rs…
Hoje está fazendo 35 dias de cirurgia e o médico me liberou pra andar de robofoot pois preciso voltar a trabalhar, mesmo que seja usando muletas fora do ambiente de trabalho (academia)… depois de 45 dias começo a andar normal de robofoot e com 2 meses começo a fisio!
IMPORTANTE:
Respeitar o prazo mínimo pra cicatrização do tendão, 6 semanas e bedecer sempre as ordens médicas…
Um amigo de academia rompeu o tendão e na primeira semana escorregou em casa e forçou o pé, resultado, rompeu novamente e teve que voltar a estaca zero. Tomem cuidado!!!
Abraços e boa recuperação a todos!!!
oi gente. Estou com 5 meses e me parece, por todos os relatos aqui e por muito outros que lí, estão todos “bem”(rs), quero dizer normais.Passei por todas essas duvidas, inclusive com atraso na cicatrização, mas posso dizer que há uma evolução diária. Meu tendão está bem mais grosso!
abraço à todos! Paciència, cuidado. boa recuperação.
Tive uma ruptura de tendão, atingiu cerca de todos os flexores, Nervos Ulnar e Mediano e um pouco no Radial na zona 5 da mão.
Da uns choques, queima e dar encomoda muito. tenho cerca de 12 dias pós-cirugia.
Isso é normal?