Rompimento do tendão de aquiles – Recuperação 2

7:38 am Taekwondo, Vida

Alguns dias atrás fez 3 meses que operei por causa da ruptura total do tendão de aquiles.

Minha recuperação está muito boa e tranquila. Já fiz 17 sessões de fisioterapia, tenho andado bastante e só começo a mancar após muito tempo andando (30 minutos ou mais) ou quando fico de pé por bastante tempo.

Semana passada fui ao médico e ele trocou minha fisioterapia por musculação. Acho que hoje já irei ver alguma academia perto de casa para começar antes da semana que vem.

224 Responses

  1. Jania Says:

    Oi Fábio!

    Você sabe o tamanho da ruptura do seu tendão?

    A minha foi de 6mm, mas eu não sei a % de ruptura (se foi metade, 3/4, quase total)

    Não dei muita importância na hora, achei que fosse só uma distensão e só após uma semana fui procurar ajuda médica. Hoje vou à minha 1ª sessão de fisio.

    Então a recuperação é demorada mesmo?????

    Abraços

    Jania

  2. fabio Says:

    Oi Jania,

    Minha ruptura foi total!

    A recuperação é meio demorada: 3 semanas com tala de gesso, 2 com robofoot sem pisar, 2 com robofoot pisando (somente com a bota) e 17 sessões de fisioterapia.

    Essa foi minha recuperação. O fisioterapeuta recomendou pelo menos 50 sessões de fisioterapia para parar de mancar, mas eu conversei com o médico e optamos por trocar a fisioterapia por musculação (o que me ajudou muito a parar de mancar).

    Atualmente estou fazendo musculação todos os dias e isso tem me ajudado bastante, já que não perdi nada da movimentação do pé, e só perdi força muscular por causa do tempo parado.

    Boa sorte na sua recuperação e me mantenha informado!

  3. Luciano Says:

    Fabio,
    Achei interessante essa troca da fisio por musculacao.
    Me da mais detalhes dos exercicios e cargas.
    Abs
    Luciano

  4. fabio Says:

    Olá Luciano,

    Basicamente estou fazendo todos os exercícios que fazia antes: legpress, gêmeos, extensora, flexora, adução e abdução. Em relação às cargas, ainda não cheguei ao quanto fazia antes, mas estou no caminho. Um exemplo é legpress, faço unilateral (uma perna de cada vez) com 100 kg e gêmeos na legpress com o mesmo peso (com as duas pernas ao mesmo tempo).

    Abraços

  5. Rodrigo Says:

    Daí cara!e aí quanto tempo pra fazer exercicios sem medo e na mesma intensidade?
    E daí ficou a mesma coisa ou sente que perdeu algo?
    Qual sua idade? para fazer comparação com a minha relacionar tempo de recuperação.
    Me operei fazem 10 dias!
    Esse gesso pesa muitooooo!
    valeu abraço

  6. fabio Says:

    Rodrigo, após 10 meses de cirurgia voltei a fazer taekwondo… Já corro normalmente mas acho que não faço a aula de taekwondo na mesma intensidade por causa de medo de romper de novo.
    No meu caso ficou a mesma coisa, não tive nenhuma perda de movimento e não sinto nenhuma dor.
    Tenho 26 anos… Com 2 meses já estava voltando a andar e uns 3 / 4 meses voltando a correr.
    Daqui umas 2 semanas talvez você possa trocar o gesso pela robofoot (é bem mais leve e confortável).

    Abraços

  7. Ricardo Ribeiro Says:

    Olá Fábio no dia 27/10 fiz uma cirurgia tbem rotura com retração de aproximadamente 1,3 cm do tendao calcaneo, snif snif.

    Estou desde entao com gesso quase até o joelho sera q finaliznho de dezembro qdo fizer 2 meses vou poder tirar p poder andar ?

    vc caminha normalmente após tirar o gesso sem dor nos primeiros dias ou sente alguma dor

    Obrigado e abcs

  8. fabio Says:

    Olá Ricardo,

    Acho que sim, eu fiz a cirurgia no dia 26/10 do ano passado… Eu lembro que no natal eu já estava andando (mancava bastante)!

    Em relação à dor, acho que não sou a melhor pessoa pra te falar sobre isso. Quando eu rompi o tendão eu só sentia dor quando colocava o peso do corpo inteiro na perna machucada, após a cirurgia eu também não senti dores. Só voltei a sentir dores quando comecei a forçar bastante na corrida e na volta pro taekwondo.

    Conselho: converse com o seu médico e siga o tratamento corretamente. O que eu vi quando me machuquei é que o tempo de recuperação depende de pessoa para pessoa e de médico para médico. Normalmente a volta a andar é 2 meses a 2 meses e meio!

    Qualquer coisa me mande email que eu respondo!

    Abraços e boa recuperação

  9. Ricardo Ribeiro Says:

    ok, Obrigado cara pelos toques, outra duvida e q tenho medo desculpa por tanta pergunta rs eu estou so na cama e sofa caminhando so com muleta so saio p ir nos retornos do medico e p fazer minhas ultimas provas da faculdade ir no banheiro e so, com vc foi o msm sem colocar o pe no chao por 2 meses e repouso absoluto, neste tempo a gente só nao pode colocar o pe no chao neh ,

    abcs e obrigado

  10. fabio Says:

    Tranquilo, pode perguntar o quanto você quiser!

    Foi o que eu te falei, o tratamento varia de médico e paciente. O meu foi diferente: 3 semanas de gesso, 2 semanas com robofoot e mais 2 semanas com robofoot podendo andar com ela. Na oitava semana eu já estava tirando a bota e andando sem nada!

    Pergunta pro médico quando ele vai te liberar para a fisioterapia. Ele não te falou nada ainda sobre fisioterapia?
    Quando você for fazer a fisioterapia você vai tirar o gesso e andar sem nada!

    Abraços

  11. Ricardo Ribeiro Says:

    valew, ele nao falou nada so falou q são 60 dias no minimo com o gesso sem colocar o pe no chao só falou isso.
    vou ver com ele no proximo retorno q e sabado agora

    valew

  12. bruno caldeira Says:

    olá pessoal bom tambem tenho algumas duvidas, eu operei tem 2 semanas e estou com a tala de gesso,tenho que voltar ao medico nessa semana minha pergunta é será que tenho que por outra tala no lugar dessa ou por gesso e outra duvida será que vao retirar os pontos nessa semana?

  13. Ricardo Ribeiro Says:

    entao, mano eu operei dia 27/10 voltei dia 03 para fazer curativo o medico mandou tirar a tala e colocar gesso com janela para continuar fazendo curativo dia 10/11 tirei os pontos e colocou gesso inteiro e agora tenho retorno somente dia 29/12.

  14. bruno caldeira Says:

    po cara só mas uma pergunta e prometo que nao vou mais te encomodar,o seu pé tambem inchou nesse periodo dos pontos,e se quando vc tirou os pontos ele parou de inchar,pois preciso ficar sentado para estudar e nao tem jeito de por o pé pro alto.

  15. Ricardo Ribeiro Says:

    Pode perguntar o qto kiser eu tbem tive varias duvidas mew e ainda tenho rs, entao meu pe qdo foi chegando prox do dia de tirar os pontos jah estava desinchado e esta normal agora eu so voltei as aulas depois q tirei os pontos cara por opcao e seguranca, alias na faculdade sento em uma cadeira e coloco a perna na outra so nao podemos colocar o pe no chao nao e isso abcs

  16. milton Says:

    ola amigao, 73 dias apos a cirurgia ja fiz 15 fisioterapias, estou dirigindo, andando bastante, mais estou mancando um pouco,vc parou de mancar com quanto tempo?

  17. Ricardo Ribeiro Says:

    Ola, Milton eu ainda estou de gesso vai fiz a cirurgia dia 27/10 sia 29/12 agora tenho retorno do medico estou rezando para min poder ser liberado para tirar o gesso neste dia..vc tirou o gesso e foi liberado para andar com 60 dias entao ? qtd mm foi seu rompimento de entdao ?
    abcs

  18. Alexander Says:

    Olá Fábio, rompi meu tendão de aquiles esquerdo no último dia 7 fazendo flexão plantar no leg press com 500 kg. Serei operado na próxima quarta feira dia 19.Minha preocupação é se , quando voltar a treinar, poderei fazer exercícios como agachamento, remada curvado,levantamento terra, etc.E com sinceridade, estou com muito receio da cirurgia! Minha ruptura foi parcial, mas o que sobrou de nada serve para o movimento, foi quase total mesmo.Foi feito reforço (transposição tendínea) na tua cirurgia?Forte abraço!

  19. bruno caldeira Says:

    fala galera eu operei em novembro 2010 e o medico ainda nao me liberou para fazer fisioterapia só dia 17 de fevereiro,só que eu tenho que prestar concurso para bombeiro em setembro e fazer teste fisico em outubro sera que até lá eu já vou estar pronto para o teste?abraço.

  20. fabio Says:

    Olá Bruno,

    Como foi a sua recuperação? Tempo de gesso? Robofoot? Eu comecei a fisioterapia 1 mês e meio após a cirurgia, conversa com o médico para ver porque ele está segurando tanto a sua fisioterapia (isso depende de médico para médico e de paciente para paciente).

    Em relação ao concurso acho que você estará pronto sim! Eu rompi o meu tendão em outubro de 2010, em março eu estava correndo na esteira e em julho (dava para ter sido em junho, mas aproveitei para viajar) eu voltei a fazer taekwondo… Hoje já estou bem melhor, o maior problema que você terá é medo de romper novamente. Não sei como você rompeu, mas eu rompi em uma aula de taekwondo, então nas aulas que eu estou fazendo, sempre que eu faço o movimento que fez eu romper eu acabo ficando com um certo receio de romper novamente. Só agora (mais de 1 ano após a cirurgia) estou sem medo nenhum de fazer tudo o que eu fazia antes de romper.

    Boa recuperação

  21. Ricardo Ribeiro Says:

    Fabio, blz eu estou na 12 sessao de fisio e estou andando porem sinto dores no calcanhar e normal vc teve isso tbem ?

    abcs

  22. fabio Says:

    Olá Ricardo, eu sentia dores no calcanhar e no tornozelo. Nada muito forte. O médico me falou que era normal e agora eu já não tenho nenhuma dor.

    Já parou de mancar?

    Abraços

  23. Ricardo Ribeiro Says:

    ah entendi e pq ta dificil de marcar medico viu p passar com o msm q fiz a cirurgia, eu comprei uma protecao chama-se calcanheira de silicone diminuiu a dor agora estou andando ate melhor e +, ontem consegui ate dar uma corrida claro com calma mas consegui, sim estou mancando bem menos agora estou na 16 sessao 20 acaba vou fazer academia p poder voltar a jjogar bola

  24. adriana galvão Says:

    olá fabio, minha lesão foi total e bem baixa próximo do calcâneo, tive que colocar 3 âncoras bio absorvíveis para fazer a ligação. tem 2 meses que operei, mas a duas semanas estou na rotina de fisioterapia, porém o médico não me liberou ainda colocar ´pé no chão, mas ele disse que daqui a uma semana passo a usar a robofoot e ai sim, colocarei o meu pé no chão de forma gradativa. bom, meu medo é, sentir aquela sensação de vazio de quando sofremos a lesão, medo tb de nao consegui andar, essa sensação é normal? tem uma outra coisa , estou sentindo uma grande rigizes e a fisioterapeuta vai utilizar a técnica da ventosa para puxar a minha pele que esta colada no músculo pra vê se libera mais e o meu pé venha ficar mais flexível, vc passou por algo parecido? aguardo resposta , grata e parabéns pela sua recuperação.

  25. adriana galvão Says:

    hum, esqueci de te falar, sou bailarina de dança moderna e popular e a lesão foi justamente após um salto na dança. obrigada.

  26. fabio Says:

    Olá Adriana,

    A minha lesão também foi total e próxima ao calcâneo. Não tive nada parecido com o seu problema, na minha primeira sessão de fisioterapia meu pé tinha uma rigidez, mas ao final da sessão eu já estava fazendo todos os movimentos normais com o pé.

    Em relação ao medo de andar é normal, vai ser mais difícil quando você for voltar às suas aulas de dança. Eu rompi numa aula de taekwondo e hoje (após mais de 1 ano de recuperação) ainda tenho um certo receio de fazer alguns movimentos mais fortes e rápidos na aula, mas procuro tentar não me lembrar do que aconteceu. O maior problema é quando você volta, você não vai ter confiança pra fazer muitas coisas que você fazia antes com medo de se machucar novamente e ter que passar tudo de novo. Fique tranquila em relação à não conseguir anda, quando você der seus primeiros passos novamente você vai ver que está tudo bem, só que você vai mancar bastante até recuperar a força do músculo da panturrilha.

    Meu conselho é você conversar bastante com o seu médico e respeitar as decisões dele.

    Boa recuperação.

  27. Marco Crevilaro Says:

    Fala Fabio, legal sua iniciativa de dividir esta experiencia com outros pois é um momento de muita expectativa. Tive ruptura total do tendão dia 19/03 e operei 22/03. Deu tudo certo, estou sem dor nenhuma e só com o incomodo do peso do gesso na perna que vai até o joelho inclusive. Pelo que o medico disse serão 3 semanas assim e depois mais 3 semanas imobilizado o tornozelo. Espero que ele libere o Robofoot. Pergunta pra vc: As sessões de fisioterapia são muito sofridas, dói muito??? Aos demais contundidos, se dediquem a recuperação com paciencia e perseverança, sei que não é facil mas agora é curtir o gesso na perna e viver dia após dia.FORÇA e boa recuperação a todos e aos demais atletas alongamento é fundamental. Respeite o limite de seus corpos pois quando a gente abusa…… Marco

  28. fabio Says:

    Fala Marco, então, minhas sessões de fisioterapia foram bem tranquilas, eu ficava andando e movimentando o pé durante as sessões. Além disso, puxava peso para fortalecer os músculos da panturrilha. Acabei fazendo apenas 17 sessões e conversei com o médico para me liberar para a musculação.

    Abraços e melhoras

  29. Junior Albuquerque Says:

    Fabio

    Cara obrigado por compartilhar com a gente sua experiencia, vamos lá, eu operei dia 09/02/11, 45 dias total de 6 semanas e meia, dia 26/03 tirei o gesso, e agora estou com o Robofoot, e hj dia 28/03/11 comecei a fisioterapia, ai q esta minha duvida, nessa minha primeira sessao, fiz somente aquele tratamento de choquinho, acho q o nome é tenss, tense, sei lá e apliquei gelo, eu pensava q ja teria algum exercicio para tirar essa rigides do pé, vc poderia falar mais das suas sessoes de fisioterapia, com mais detalhes, desde o começo, se ja fez algum exercicio na primeira sessao??, como foi este dia dia de sessao para sessao??? como foi o progresso dos exercicios??, li todos os comentarios aqui, e acho q só falta esta parte para ficar bemm claro com é a recuperacao em todas suas etapas!!!!, pois meu medo é estar perdendo tempo na parte mais importante da recuperacao q é a fisio, tomara q eu esteja enganado e q eu esteja começando a fisio parecida com a sua, muito obrigado mais uma vez!!

  30. fabio Says:

    Olá Junior,

    Eu não fiz essa parte de choques na fisioterapia. Lembro que a primeira sessão eu ficava movimentando o pé (circularmente, lateral, etc) e depois passei para uns exercícios que consistiam em ficar com o pé em cima de uma bola de futebol e em cima de uma prancha com uma bola em baixo, sem deixar bater as suas laterais no chão.

    O que reparei é que o tempo / tratamento depende de médico para médico e fisioterapeuta para fisioterapeuta. Com certeza na próxima sessão você já começará outros exercícios. Quantas sessões falaram que você vai precisar?

    Abraços e melhoras

  31. junior Says:

    Oi Fabio, sou eu o Junior denovo, vim deixar mais sobre minha experiencia da minha ruptura, como tinha te dito, na segunda feira da semana passada começou minha fisioterapia, mas infelizmente fui suspenso da fisio, estava com minha perna inchada e com dor na batata, no sabado dia 02/04/11 fiz ultroson q constatou uma TROMBOSE, dizem q a causa foi tempo q a perna ficou imobilizada, 55 dias, e estou internado no hospital desde entao, hj é quinta feira dia 06 e nao tenho previsao de alta, estou tomando injecoes na barriga para afinar o sangue, a dor e o inchaço sumiu, mas o sangue ainda nao afinou o suficiente para eu ter alta, ja foram 13 injecoes!!!!, queria só dar um toque as pessosas q estao passando por esse problema de ruptura do tendao de aquilis, conversarem com seus medicos sobre esta hipotese ja q me disseram aqui no hospital q não é um caso tão raro, e q acontece ate com uma certa frequencia!!!, acho q faltou o meu medico me alertar sobre isso, e acho q ele poderia ter feito algo para evitar isso comigo, e agora atrapalhou minha recuperação!!!, queria deixar esse alerta!! Pq ta sendo dificil para mim saber estou com um outro problema serio, e tive q abandonar a fisioterapia por enquanto!!!

  32. Marcos Calandrini Says:

    Olá Fabio, operei dia 25 de Janeiro e ainda estou imobilizado, irei voltar ao medico dia 11/04/2011. Acho que vou iniciar a fisioterapia, tive ruptura total, quanto tempo você acha que irei voltar as atividades normais, sou Bioquimico e trabalho muito tempo em pé.

  33. Ricardo Ribeiro Says:

    Ola Jr mas isto varia de organismo para organismo não sou médico mas depende muito também do seu estado de saúde, gordura no sangue, triguiceris, entre outras coisas como diabete, etc, pois fiquei 63 dias com imobilização total sem sair da cama e não tive este problema.

  34. RAFAEL Says:

    fia a cirgurgia do tendão de aquiles dia 23/01 , fui inventar de jogar dia 27/04, na hora que pisei com a ponta do pé, senti uma forte dor no tendão tipo um estiramento, sera que rompeu o tednão ou outro musculo?

  35. fabio Says:

    Olá Rafael,

    Já foi ao médico? Acho que não deve ter sido nada, quando eu rompi o tendão fez um barulho muito alto.

    Abraços

  36. bruno caldeira Says:

    pow galera estou preocupado,pois o meu tornozelo ainda esta inchado e doendo e nao estou podendo fazer fisioterapia,eu operei em novembro e até agora nao iniciei a fisio sera que posso ter um problema mas grava?

  37. Junior Says:

    Oi pessoal, para quem leu meu relato ai em cima!!, vim deixar um pouco mais da minha recuperção, então eu tive alta do hospital no dia 08/04, depois de 25 injeçoes da clexane na barriga,ainda tive q fazer mais 1 mes de repouso em casa por causa da trombose,sem autorizaçao do vascular para fazer a fisioterapia, nesse perio, eu comecei pelo menos na hora de ir ao banheiro,andar sem muletas, com auxilio de uma bengala, e com o robofoot, depois de 3 semanas, dei meus primeiros passos sem auxilio nenhum!! 02/05, comecei a fazer a fisiotera, hj é dia 09/05, já fiz 5 sessoes, a rigidez do pé já deu uma boa melhorada, mas a força da perna o impulso para andar, ainda esta beeem debilitado, tb voltei a dirigir!!!, estou feliz nessa etapa, e agora estou apenas na fase da fisioterapia, e tb tomando marevan para continuar afinando o sangue por causa da trombose, vou ficar com esse medicamento durante 6 meses!!, e tb estou usando aquelas meias elasticas na perna por causa da trombose!!!

    se nao fosse a trombose, minha recupercao teria sido muito tranquila, pq em nenhum momento senti dores no tendao!!!, PESSOAL Q TIVER EM COMEÇO DE TRATAMENTO POS CIRURGIA, COMENTEM COM SEUS MEDICOS A POSSIBILIDADE DE TROMBOSE NESSE CASO, SE TEM ALGUM TIPO DE EVITAR, PQ NO MEU CASO FOI A PIOR PARTE E O Q ESTA ME DANDO MAIOR DOR DE CABEÇA!!!!, DETALHE EU NAO TENHO NENHUM TIPO DE PRE DISPOSIÇAO PARA TROMBOSE, MESMO ASSIM DEEEU!!!!

  38. marcos Says:

    Pessoal sofri um corte profundo no pe faz 5 dia no peito do pe , cortou os 4 tendoes dos dedos menores , os medicos religaram e estou com uma tala , vim de muletas para casa mas me desequilibrei e tomei um tombo , forcei um pouco os dedos senti uma dor na hora mas nao depois , meus dedos nao estao caidos , sera que rompeu a cirurgia? estou com medo.

  39. fabio Says:

    Olá Marcos,

    O melhor é você se consultar com o seu médico.

    Abraços e boa recuperação

  40. Rogério Says:

    Olá pessoal.Tenho 40 anos. Corro, jogo basquete, faço musculação,enfim pratico esporte pelo menos 5 dias por semana,isso há muitos anos e intensifiquei meus treinamentos visando correr uma maratona.corri três meia´maratona até agora.Acabei após estar sentindo dores nas pernas tendo uma tendinite.Fiz ressonância magnética que não deu nada, manquei alguns dias e depois de uns 40 dias voltei a correr fazer musculação e basquete. após 20 dias rompi totalmente o tendão jogando basquete,isso ocorreu no dia 11/06/11 e dia 16/06/11 operei. Senti muita dor somente no dia seguinte da operação.hoje 11/07 fazem 25 dias de operação;
    usei tala esses 25 dias e a cada 7 dias voltava no médico p ele olhar e trocar a faixa. Nunca sangrou nem teve inflamação.Saio de casa pelo menos 3 vezes por semana para trabalhar mas prefiro ficar em repouso.
    hoje tirei a tala e estou com o robofoot.O médico disse que após 5 semanas já poderei caminhar com o pé no chão, ou seja,semana que vem,ebaaaa.
    Com 7 semanas após a operação vai me liberar para fazer fisioterapia. Só a panturrilha afinou bastante, mas com exercícios vou recuperar a musculatura.
    Tenham paciência e sigam o cronograma. Amo praticar esportes e está sendo muito difícil para mim assim como é para todos.
    Se alguém tiver alguma dúvoda em relação ao tratamento, podem perguntar pois gostaria muito de ajudar assim como os relatos que li me ajudaram bastante.

  41. Antonio Says:

    Rompi o tendão dia 26 de Março, a jogar futsal. Fui operado nessa noite e andei com gesso 6 semanas. Na 7ª semana o médico mandou-me caminhar. Entretanto fiz 20 sessões de fisio, basicamente para retirar o inchaço. Passados quase 4 meses, caminho quase normalmente. Sinto dores quando estou muito tempo parado ou a andar bastante e não calço qualquer calçado. Não consigo correr, porque tenho receio de romper outra vez. Mas com calma isto há-de ir ao sítio. Agora o futebol acabou e já tenho idade (49) para ter juízo.

  42. ademir Says:

    fiz ciguria, queria sabe se e normal sentir um tipo de choque no pe, como tivesse um estatica

  43. fabio Says:

    Olá Ademir, não tive esse problema.

    Já conversou com o seu médico?

    Abraços

  44. Rogério Fernando Says:

    Oi Ademir. No começo qdo começei a andar com Robofoot,meu calcanhar ficava dando choques yd vez que pisava. Porém só no início, depois passava. Hoje fazem 64 dias após a operação. Ando as vezes descalço em casa.Para sair uso tênis sempre. Manco bastante ainda. Fiz a 4 seção de fisioterapia, porém acho que deveria ser mais puxada. Por enquanto somente 20 min. de choquinho, uns poucos movimentos circulares e com um peso e alongamento. Mas com 35 min incluindo o choquinho já acaba. A fisioterapeuta disse que para ficar 100% são três meses de fisio. Hoje foi meu primeiro dia de
    Academia pós-rompimento do tendão, mas tb somente p/ exerc. Da cintura p cima. Somente no final fiz 15 min de bike,mas sem carga e bem devagar.
    A única parte que dói de vez em qdo é a panturrilha, talvez Pq eu fique andando bastante e no final do dia a perna incha um pouco.
    Fabio, suas aulas de fisio no começo eram puxadas? Pois as 4 aulas que fiz foram rápidas e faço facilmente em casa. Vc começou a pedalar na bike na academia logo que voltou? Hj pedalei mas
    Muito devagar, pois da muito receio e dúvidas se posso pedalar rápido mesmo sem carga.
    Boa recuperação a todos.

  45. fabio Says:

    Olá Rogério,

    No começo eram 15 minutos de compressa de água quente, 30 minutos de exercícios (movimentação, alongamento, passada) e 15 minutos de gelo. Lembro que quando comecei a bicicleta eu ia em um ritmo forte. Eu só fiz 17 sessões (1 mês +-), sendo que o fisioterapeuta tinha me falado que eu ia precisar de pelo menos 60 sessões. O que aconteceu foi que eu pedi para o meu médico trocar a fisioterapia pela musculação, onde comecei a fazer exercícios para a perna (principalmente pantorrilha normalmente). O que o meu médico falou é que o maior problema não é peso / esforço e sim impactos, então você pode fazer bicicleta e puxar peso normalmente (desde que você não faça nada com impacto).

    Eu comecei a notar uma melhora significativa com a musculação, meu problema não era a movimentação do pé e sim estar mancando por causa da falta de força na panturrilha.

    Abraços e melhoras

  46. Dayson Balzani Says:

    Boa Noite, Vou deixar meu relato para auxiliar aos amigos apesar de ter acontecido recentemente.
    fiz a cirurgia dia 24/08/11 no dia 26/08 retornei ao médico. tirei o gesso e coloquei o Robofoot.Quando foi dia 09/09 tirei os pontos e já estou liberado par começar a Fisio. A previsão de mais 45 dias sem colocar os pés no chão…

  47. Rogério Fernando Says:

    Hoje fazem 94 dias de operação. Já voltei faz 1 mês na academia. Faço todos os exercícios p as pernas que eu fazia antes com menos peso, claro. Hoje completei 5 km na esteira, sendo que metade andando e metade correndo a 7 km por hora. Para se ter uma idéia eu corria a 12 km/ hora. Nunca doeu.ainda manco um pouco. Com tênis é muito mais fácil de andar. Fiz 22 sessões de fisioterapia até agora. A musculatura quase toda já voltou ao normal porém a força ainda não. 4 quilos mais gordo, kkk. Jogar basquete novamente acho que somente depois de uns 6 a 7 meses após a cirurgia. A força de vontade de voltar a praticar os esportes que praticava é imensa. Isso ajuda bastante. Boa recuperação a todos que estão ou passaram por isso.

  48. Ricardo Esteves Says:

    Olá, pessoal. No dia 18/8 fui jogar futebol e em quinze minutos i desespero. Ouvi um barrulho. Fui a um médico que colocou uma tala em meu pé. Dirigi no outro dia 1 hora e meia até em casa. Fui a um médico que solicitou a ressonância, ao levar para um médico ele me disse que 45 de robo boot melhoraria. Temeroso procurei outro médico e perguntei a vários amigos fisioterapeutas a melhor solução. Moral da história, cirurgia. No dia 27/09/2011 fiz a cirurgia, ontem (28/9), já estava em casa e agora 60 dias de gesso. Segundo o médico daqui a 15 dias retirarei os pontos e colocarei outro gesso. Moral da história, sempre consulte mais de um médico para tomar uma decisão e façam rápido para não perderem o tempo que perdi. Espero daqui a uns dias fazer outro relato. Estou contando os dias. Faltam 58.

  49. Francisco Says:

    Pessoal,

    Uma coisa que não vi vcs comentarem. Vcs procuraram especialistas para a cirurgia ? Alguem teve algum problema por causa disso ? Teriam algum especialista no Rio de Janeiro para indicar ! Obrigado !

  50. Dayson BALZANI Says:

    boa tarde pessoal,

    Completei 6 semanas da cirurgia no tendão de aquiles. Já fiz 10 sessões de fisio e creio que nesta proxima semana ja poderei começar a colocar o pé no chão. Ainda estou de muletas e robofoot, mas já coloco um pouco de peso em cima e alongo bastante.O pé continua um pouco inchado, mas posso lhes dizer que após 6 semans ja estou bem melhor.
    Abs

  51. Dayson BALZANI Says:

    fIZ A CIRURGIA COM A EQUIPE DO DR.OSMAR DE OLIVEIRA EM SÃO PAULO, MEDICINA ESPORTIVA DA MELHOR QUALIDADE. RECOMENDO!!!

  52. Luiz Alberto. Says:

    Eu rompi o tendão de aquiles mas so que foi parcial,quanto tempo dv ser o tempo de recuperação.Eu vou operar dia 22/11/11.

  53. Luiz Alberto. Says:

    Eu rompi o tendão de aquiles,mas so que foi parcial, quanto tempo dv ser o tempo de recuparação.

  54. Victor De Roses Says:

    Boa Tarde, Tenho visto o relato de todos e resolvi deixar o meu também. Rompi o tendão no dia 24/08, operei no dia 30/08. Amanhã, dia 11/10 completo as 10 primeiras sessões de Fisioterapia, ainda estou de robofoot e com auxílio de muletas, e já estou apoiando o pé lesionado. Com as 10 sessões de Fisioterapia já vejo melhoras na Lesão, apesar de estar inchado.
    Abraço.

  55. Eliton Says:

    Boa-tarde pessoal. Vou contar o meu caso, pois também tive às mesmas dúvidas que todos que estão passando por isso. Dia 27/08 num jogo de futebol de salão com o pessoal da empresa, fui fazer um movimento de inicio de corrida e escutei um barulho que até achei que fosse algo com o tenis, mas logo percebi que não tinha mais tendão, havia tido uma ruptura total. Fui direto a emergencia, pois era sábado a tarde, o plantonista me deu a noticia que já imaginava, ruptura total, colocou uma tala gessada no meu pé e deu a opinião que não deveria fazer cirurgia e sim tratamento alternativo, mandou procurar um ortopedista em alguma clinica durante a semana. Fui pra casa e comecei a perquisar, também liguei no domingo para um ortopedista. Dia 29/08 fui a um ortopedista de confiança ele já encaminhou para cirurgia que aconteceu 02/09. Fiquei com uma tala gessada, a qual troquei duas vezes, durante 30 dias, no dia 03/10 tirei a tala coloquei o robofoot e neste mesmo dia iniciei a fisioterapia, analgesia (choques e ultrassom) e cinésioterapia (movimentação e exercícios). Hoje ja fiz 10 seções de fisioterapia, sendo que faço todos os dias e repito os mesmos exercicios que a fisioterapeuta faz no outro turno (se faço fisio de manhã, repito sozinho os exercicios a tarde). Fui no ortopedista ontem, ele já me liberou para fazer hidroterapia e começar a caminhar aos poucos, além de dirigir gradativamente. Estou muito contente com a minha recuperação, pois já estou andando com auxilio de uma muleta canadense 43 dias após a cirurgia, e amanhã vou começar a dirigir. Pra todos que estão passando por esse problema, eu aconselho que enquanto estiverem engessado (30 dias, dependendo do médico) fiquem com o pé pra cima, sobre uma cadeira, ficar em repouso e tomar cuidado para não cair e principalmente, pensamento positivo. Após a retirada do gesso, intensificar a fisioterapia, se possível, todos os dias, se quiserem se recuperar mais rápido, façam os mesmos exercícios que a fisioterapeuta passa, com cautela pra fortalecer bem e perder o medo.
    Boa sorte a todos.
    Ps. Interessante também foi a técnica que o ortopedista usou para a cirurgia, o corte foi de 3,5 cm, ele me falou que usou 3 fios, pois tinham 3 minúsculas marcas que já sumira, como o corte foi pequeno, cicatrizou rapidamente.

  56. Rogério Says:

    COMPLETEI 120 DIAS DE CIRURGIA.JÁ CONSIGO CORRER 50 MINUTOS DIRETO NA ESTEIRA E FAÇO MUSCULAÇÃO P AS PERNAS, SENDO QUE A PERNA OPERADA AINDA ESTÁ BEM FRACA.MANCO BEM POUCO,PRINCIPALMENTE APÓS FORÇAR NA CORRIDA E SE FICO MUITO TEMPO ANDANDO/CORRENDO O PÉ AINDA FICA INCHADO.O PÉ OPERADO AINDA TEM UMA CERTA RIGIDEZ.
    ABRAÇO A TDS

  57. Dayson Balzani Says:

    Hoje estou completando 54 dias da operacão. A cicatrização ficou ok, retirei uma das muletas e com isso ando com o Robofoot ja colocando um pouco de carga. Amanhã faço minha 12 sessão de fisioterapia. Faço bastante alongamento, nessa fase é essencial. Recomendo!! O pé continua um pouco inchado. O médico e os fisioterapeutas disseram que é normal. Voltei a dirigir e desde o primeiro momento tive segurança. Pisei firms no freio sem problems. Percebi que apos 6 semanas a evolução é constants, basta tentar e ñ ter medo.

  58. Osni Anjos Says:

    Olá Fabio, bom dia.

    Rompi meu tendão total há 78 dias, fiquei 47 dias com o pé imobilizado, tive que tomar injeções clexane nos primeiros 15 dias, para evitar a possibilidade de trombose… Hoje já fiz 21 sessões de fisioterapia, porem manco muito, e a principal dificuldade que tenho é andar na ponta dos pés, não consigo de jeito nenhum apoiar na ponta do pé a perna que sofri o rompimento do tendão…
    Minha dúvida é a seguinte: Qto tempo demorou para vc parar de mancar? E qto tempo vc demorou para andar na ponta do pé?

    Bom, quero aproveitar e parabinizá-lo pela paciência e ajuda com todos que o procuram!!!

    Obrigado
    abs

  59. fabio Says:

    Olá Osni,

    Olha, não lembro ao certo quanto tempo demorei pra parar de mancar, mas, no meu caso, eu mancava porque a batata da perna ainda estava fraca. Lembro que tive uma melhora muito rápida (em relação à parar de mancar) quando troquei a fisioterapia por musculação (após orientação médica).

    Andar na ponta do pé também foi demorado… lembro que voltei pro taekwondo e ficar na ponta do pé era muito difícil, mas assim que eu recuperei a força na perna tudo voltou ao normal.

    O conselho que eu te dou, faça a fisioterapia e converse com o seu médico sobre iniciar exercícios de musculação. O meu médico me liberou para começar a musculação desde que eu fizesse exercícios sem impactos, não importando a carga no equipamento!

    Boa recuperação,
    Abraços!

  60. RAFAEL Says:

    Em 3/10/2009, rompi o tendão esquerdo, ja em dezembro comecei a jogar, com dor, acabei forçando mais o outro tendão, no começo desse ano 22/01/2011, fiz uma cirurgia para não arrebentar esse outro, no dia 25/04/2011 depois de quase 40 fisio, arrebentou meu tendão fazendo alungamento, fiz a 2º cirurgia 06/06/2011, ja fiz 30 fisio, faço musculação todo dia, comecei a correr esse me 01/10 , e ainda estou com dor.
    Um amigo meu viu uma reportagem, sobre o tendão do Adriano Imperador, que ela voltou a jogar mais ainda sente dor, diz o medico dele que é normal essa dor durante 4 meses ainda, Alguem sabe alguma coisa sobre isso, se pode voltar a jogar com dor que não tera problema?

  61. fabio Says:

    Olá Rafael,

    Eu não sou uma boa pessoa para falar de dores… Quando eu rompi eu só sentia dor se tentasse andar jogando todo o peso do corpo na perna. Após a cirurgia não senti dor nenhuma, só comecei a sentir dores a alguns meses atrás (2 anos após a cirurgia). Reparei que no local da dor tem um caroço, já fiz a ressonância e nada. Meu médico acha que pode ser o fio da cirurgia e/ou esforço, logo nada será feito.

    Melhoras!

  62. Maria Angelica Says:

    Olá , li todos os comentários e estou aflita. Vejam minha história . Em 26/08/11 cortei o pe próximo ao calcanhar. Fui a urgência lá nao perceberam ruptura total do tendão de Aquiles, apenas suturam. Após 15 dias tirei os pontos e nada de andar sem mancar, de fazer ponta ou ter impulso no pe esquerdo. Somente em 20 de setembro fui ao ortopedista de minha confiança e ele disse que precisava de exame de imagem. Dia 06/10 saiu o resultado da ressonância : ruptura total. Dai nao foi possível fazer imediata cirurgia, pois local inflamado, acredito ate mesmo por ter continuado andando mesmo manca. Cirurgia aprazada para 25/10. Confesso que estou apavorada pelo tempo de imobilização , medo de trombose, conforme um dos relatos acima e tempo de total dependência. Imagem que já estou debiltada há 02 meses. Pior tenho síndrome de Renauld! Será que alguém pode me dar uma luz? Quem sabe minhas lagrimas cessarão?

  63. Dayson Balzani Says:

    JÁ SE PASSARM 8 SEMANAS DA CIRURGIA. JÁ ANDO SEM AUXILIOS DE MULETAS, APENAS COM O ROBOFOOT. FIZ 15 SESSÕES DE FISIOTERAPIA E PERCEBO UMA EVOLUÇÃO CONSTANTE…JÁ ESTOU PEDALANDO NUMA ERGOMETRICA SE CARGA E COMECEI A FORTALECER A MUSCULATURA DA REGIÃO.

  64. Dayson Balzani Says:

    Completei 9 semanas da cirurgia. Ja fiz 17 sessoes de fisioterapia. Semana que vem devo retirar o Robofoot e comecar a dar os primeiros passos. A fisioterapeuta ja me liberou para fazer um reforço muscular na panturilha.

  65. Eliton Says:

    Pessoal, para todos que estão passando por isso, o principal que tenho a dizer é “tenham confiança e pensamento positivo”. Amanhã 02/11 irá fazer exatamente 2 meses ou 8 semanas que fiz a cirurgia. Estou dirigindo fazem quase 2 semanas, hoje arrisquei até uma corridinha de 2 minutos na esteira e também estou mancando muito pouco, quase imperseptível. Acho que além do pensamento positivo, precisa seguir um ritual de fisioterapia progressiva, se possível todos os dias, se não tiver condição repitam os exercícios que os fisioterapeutas indicam, eu venho fazendo 2 vezes por dia, e também eu mesmo faço massagem com uma pomada, tipo cataflam no local para soltar e destravar o tendão, se puderem fazer sessões de hidroterapia também ajuda muito. Outra coisa, não tenham medo de colocar o pé no chão aos poucos e depois que tiverem iniciando as caminhadas, treinar muita marcha para parar de mancar. Espero porder ter ajudado. Melhora pra todos.

  66. Maria Angelica Says:

    Eliton, eu ainda estou no começo do pôs cirurgia , pois a operação foi em 25/10. Devo ficar imobilizada ate 08/12. Já chorei muito, a dependência e terrível. Será possível mandar o nome da pomada referida, pois já estou pensando no futuro. Obrigado. Maria Angelica .

  67. Eliton Says:

    Maria Angelica, uso cataflam, é apenas para desinflamar internamente, mas acho que a grande sacada são as massagens para soltar a rigidez interna que fica depois que tira o gesso. Boa sorte, vai dar tudo certo.

  68. Maria Angelica Says:

    Eliton, muito obrigado pela informação e que Deus nos ajude.

  69. Léo Says:

    Pessoal, gostei muito dos relatos. Tive ruptura completa do tendão em 01/10/11 e fiz a cirurgia em 07/10/11. Estou na 4ª semana e devo começar a fisio na 7ª.’ Usei tala e estou com o robofoot, mas meu pé não está na posição neutra. E vai continuar assim até a 6ª semana. Pergunto: demora muito para o pé voltar à posição neutra? quantas sessões de fisio são necessárias. Abraço a todos.

  70. Dayson BALZANI Says:

    Léo, com 8 sessões vc percebe uma otima recuperação. Depende muito de vc e do que seu médico vai liberar. Eu fiz a cirurgia dia 24/08 já estou andando normalmente, pedalando só não consigo correr. Pense positivo, o inicio é complicado mas dedique-se na fisio. Se possivel faça diariamente, mesmo com dor tente mais um pouco, percebi que depois que aceitei o que estava acontecendo comigo tudo melhorou, a recuperação foi muito mais rapida e graças a deus a turbulência passou. Boa sorte a todos!!!

  71. Léo Says:

    Valeu pela dica Dayson. Mais uma pergunta: depois de quantas sessões você largou as muletas? E dirigir? foi difícil? Abraços

  72. Eliton Says:

    Leo, depende da pessoa, médico e fisioterapeuta. Eu fiquei 30 dias de gesso, tirei as duas muletas e comecei a caminhar com dificuldade e devagar 2 semanas depois, depois de 10 sessões de fisio, sendo que eu fazia exercícios todos os dias. Dirigir voltei até antes, acho que em 13 dias depois que tirei o gesso arrisquei a dirigir, foi bem tranquilo. Boa sorte.

  73. Léo Says:

    Obrigado pela informação Eliton. Comecei a fisio ontem. Muito medo nos primeiros movimentos, alongamentos. Temos que ter força de vontade e paciencia pra tudo dar certo. Abraços

  74. Ricardo Esteves Kneipp Says:

    Depois de 52 dias de gesso, fiz a primeira fisioterapia. No segundo dia só estou conseguindo andar com as muletas. Isso é normal? Quanto tempo levará para estar andando confortavelmente?

  75. Lubia Says:

    Pessoal,
    Continuem comentando sobre suas respectivas cirurgias, eu como filha de alguém que está passando pela fase de recuperação me senti mais tranquila depois de tantos relatos. Abraços a todos e boas recuperações

  76. José Says:

    Olá pessoal, sou José de Mirandópolis, interior de São Paulo, rompi meu tendão direito no dia 04.09.2011, fiquei 53 dias, mancando, mas Graças a Deus, deu tudo certo, fiz a cirurgia no dia 25.10.11, foi feito uma espécie de enxerto, o médico chama de transposição, usando 02 fitas dos músculos da pantorrilha.
    Fiquei 4 semanas com gesso até o meio da coxa, agora estou com a bota abaixo do joelho, o médico não permitiu o uso do robofoot, disse que meu caso foi muito grave, ficarei assim até dia 06/12/2011, previsão de começar a pisar.
    Uso uma cedeira de rodas para me locomover dentro de casa e muletas parar sair, aliás tenho saido muito pouco, só para ir ao médico/hospital, barbeiro.
    Essa é minha experiência, espero ter contribuido de alguma forma, se algém quiser saber mais detalhes, estou a disposição.
    Agradeço ao Senhor Deus, por minha recuperação, por minha paciência, otimismo, etc…

  77. Maria Angelica Says:

    Olá José , lendo o seu relato vejo que o diagnostico de ruptura total do Aquiles nao foi imediato. Comigo ocorri igual, sofri um corte no calcanhar em 26/08/11 e na urgência apenas suturaram, como continuei mancando muito um medico amigo que procurei desconfiou da possibilidade e pediu a ressonância . A minha operação somente ocorreu em 25/19/2011. Também tinha a previsão de encherto, mas no ato verificou a nao necessidade. Fiquei com gesso ate o joelho por 04 semanas. Agora estou com robofoot, mas continuo sem pisar o pe no chao. Dia 05/12 volto ao medico com promessa de pisar , usando o robofoot. Amanha começo fisioterapia de analgesia em casa, porque tenho muito medo de cair com a muleta. Uso muleta axilar são melhores para esta fase. Tb somente sai para o medico/ hospital. Estou muito apreensiva com a retomada das passadas regulares. Afinal minha vida esta estacionada desde o final de agosto. Abraços a todos os recuperados e recuperandos.

  78. José Says:

    Boa noite Angélica, eu procurei um médico aqui em Mirandópolis, mas ele não diagnosticou a ruptura e até mandou eu fazer fisioterapia, só que não melhorou, resolvi procurar outro médico em Araçatuba.
    Com isso passaram 53 dias até fazer a cirurgia, agora está tudo bem.
    Tenho fé em Deus que logo voltarei a caminhar normalmente.
    Desejo a você pleno restabelecimento, pode confiar….

  79. Léo Says:

    Olá a todos. REalmente este forum nos auxilia bastante na recuperação. Já estou na 7ª sessão de fisio (52 dias da cirurgia) e quase andando sem as muletas. Gostaria de saber, dentre aqueles que usaram o robofoot, com quanto tempo voces passaram a usar tênis depóis de iniciar a fisioterapia? ainda estou com receio de colocar.

  80. fabio Says:

    Olá Léo,

    Comecei a utilizar tênis na segunda sessão de fisioterapia (era para eu fazer a primeira sessão com o tênis, mas fui sem!).

    Boa recuperação!

  81. Léo Says:

    Obrigado pela resposta Fábio. As minhas sessões eu faço descalço, no inicio sentia um incomodo no calcanhar, mas agora já esta bem melhor. O robofoot uso pra sair de casa, mas era pra aos poucos eu deixar de usar. essa semana vou ser liberado para dirigir, aí o tenis será obrigatorio! Valeu

  82. José Says:

    Boa tarde pessoal, estou muito feliz hoje retornei ao médico e tirei aquele gesso velho que já estava me incomodando bastante.
    Levei sabonete e bucha e pude lavar minha perna que alivio, pois fazia 37 dias que ela não tomava banho.
    A cirurgia está perfeita, agora foi feito uma bota com salto que assim que o gesso secar poderei começar a pisar.
    Meu retorno é dia 20/12 para tirar o gesso definitivamente, GRAÇAS AO SENHOR DEUS.
    Por hoje é o que tenho para relatar, estarei sempre a disposição.
    Abraços boa recuperação a todos.

  83. gustavo navarro Says:

    Boa tarde amigos. Fiz a cirurgia na ultima quarta feira, estou com uma tala com gesso e devo retornar ao médico na proxima quarta. Não sou atleta e rompi em um acidente de carro. Gostaria de saber se com o robofoot e pisando é possiveil dirigir, e em quanto tempo leva esse processo.

    abraço e boa recuperação a todos.

  84. fabio Says:

    Olá Gustavo,

    Acho que não é possível dirigir com a robofoot! Ele “trava” todo o tornozelo e tem a sola muito grande… acho que vai ser mais fácil você pisar em dois pedais ao mesmo tempo do que em um só!

    Eu levei cerca de 60 dias para voltar a dirigir.

    Boa recuperação!
    Abraços

  85. Fernando Says:

    Me fudi nao me operei ainda, tive roptura total isso quér dize que natal ano novo vou passa de geso e meu aniver 30 de janeiro mancando so um cara com muita sorte com 22anos menos um verao nem acredito

  86. José Says:

    Olá Fernando:
    Acho que vc. deve encarar este acontecimento da maneira mais tranquila possível, para uma melhor recuperação.
    Siga a risca as recomendações médicas e tenha muita paciência, esse período não vai ter outro jeito, não tem como pular.
    Desejo sucesso na cirurgia e uma ótima recuperação.
    Fique com Deus, Abraços José.

  87. Patricia Says:

    Tive ruptura total do tendão no dia 11/11/11, estava em Paraty e o médico da Praia Brava que me atendeu não diagnosticou, pediu para eu usar robofoot por 1 mês, após 21 dias procurei outro médico em São Paulo e, no ato, descobriu a ruptura, 12mm…, ele disse que a cirurgia era indicada na fase aguda (logo após a ruptura) pra eu fazer fisioterapia por 3 meses e depois voltar para outra ressonância. Estou apreensiva, vou ver uma 2ª opinião de um especialista em pés. Você demorou para fazer a cirurgia? Como foi a decisão de fazer a cirurgia, seu médico tentou primeiro a fisioterapia? Me ajudem, estou sem referência de qual é o melhor procedimento a adotar!!! Obrigada.

  88. José Says:

    Olá Patrícia, fiquei 41 dias com tendão rompido total lesão de 3,7 cm.(ultrassonografia), o médico que me operou não me deu outra alternativa a cirurgia, inclusive explicou que iria fazer uma espécie de enxerto, devido ao tempo do rompimento, ao todo foram 53 dias.
    Consultei outro médico, que também falou a mesma coisa.
    Estou com uma bota de gesso, podendo pisar, que vou tirar dia 20/12.
    Espero ter contribuido, sucesso na sua recuperação, até logo.

  89. fabio Says:

    Olá Patrícia,

    Não sei se no que a fisioterapia vai te ajudar já que o tendão está rompido. Os tratamentos que o meu médico indicou foram: cirurgia e tratamento não cirúrgico (indicado para pacientes que têm mais chances de complicações na cirurgia, como por exemplo pessoas de idade). O tratamento cirúrgico seria ficar com a perna engessada durante 6 meses (se não me engano) com o pé na posição equina.

    Você tentou procurar outro médico em São Paulo?

    Boa recuperação

  90. Patricia Says:

    Fui a um outro ortopedista hoje, ele me disse que é necessário fazer cirurgia, que não há outra opção pois o tendão irá cicatrizar mas não irá se unir e portanto não há como ficar bom só com fisioterapia. Falou que 1 mês a mais não fará diferença, já que estamos às vésperas do Natal… Ele me disse que após a cirurgia a recuperação pós-operatória com gesso e robofoot gira em torno de 6 semanas, podendo dar início a fisioterapia após 1 mês da cirurgia. É isso mesmo? Alguém pode me contar como foi (está sendo) sua recuperação? O José, pelo o que eu vi ficou 31 dias com gesso!!

  91. José Says:

    Bom dia Patrícia,
    Fiquei com gesso até a metade da coxa por 28 dias, ou seja quatro semanas, depois fiquei mais duas semanas com gesso abaixo do joelho, ainda sem pisar, agora estou com um bota com uma base podendo pisar.
    Quanto a fisioterapia, não conversei com o médico sobre isso, meu retorno é dia 20/12 para tirar esta bota em definitivo. Ele não deixou eu usar o robofoot.
    O pós operatório é tranquilo, fiquei dois dias no hospital e não senti dor.
    Desejo boa sorte e um ótima recuperação.

  92. Maria Angelica Says:

    Para Patricia: olá , Como o José e voce , eu nao tive diagnostico imediato. O medico da urgência e um outro especialista em pe nao perceberam. Somente após procurar um medico amigo e fazer ressonância saiu o diagnostico de ruptura total do Aquiles, no terço médio , salvo engano de 05 cm. Ou seja acidente em 26/08 e diagnostico em 06/10. A cirurgia somente ocorreu em 25/10. Fiquei com gesso do joelho para baixo ate o dia 21/11, quando passei a usar o robofoot ate 05/12. Ate esta data nao pisei o pe no chao. O gesso foi trocado umas três vezes para curativos e tirar os pontos. Já o robofoot tirava no banho, o qual tomava em cadeira de rodas, e também para dormir, por volta das 23 horas. Desde o dia 05/12 uso duas muletas canadense, manco por demais, ando como um robô ! Para complicar meu quadril esta bem desalimhado. Uma defesa do corpo em razão da demora do diagnostico . Faço fisioterapia desde dia 28/11, sem esforço, pois e de analgesia. Fiz 05 sessões . As 10 primeiras sessões são mais leves, em que pese pisar há 04 dias. São sessões para desinflamacao, como disse o medico . Patricia, eu, particularmente, nao tenho a forca de José , a qual admiro e peco ao Bom Deus,como tb peco perdão, porque sei que há pessoas com muito mais dificuldades e limitações e estão com sorriso no rosto. Enfim, confesso que tem sido duro. Já chorei bastante, tinha ate parado, mas com o pisar e este andar roborizado bate um pânico. Afinal são quase 04 meses com mobilidade extremamente reduzida. O meu fisioterapeuta disse que para a total e completa recuperação serão por volta de 07 meses , a contar da cirurgia. Quanto a dirigir mais uns 60 dias. Mas tudo depende de cada paciente. Eu estou bem medrosa! Espero ter ajudado com a cronologia da minha recuperação. Abraços a todos.

  93. Thiago dos Santos Pereira Says:

    Olá pessoal,
    Rompi meu tendão (95%) no dia 08/11/11, foi realizada a cirurgia no dia 23/11/11, fiquei um dia internado no hospital e fui liberado pra vir pra casa. Voltei ao hospital mais duas vezes pra trocar o curativo e pro médico ver como estavam os pontos. Ficarei um mês com o gesso até o joelho com o pé meio que inclinado pra baixo, e no dia 23/12/11 voltarei pra retirar o gesso e os pontos e o médico disse que vai liberar o robofoot para que eu fique mais 30 dias com ele e volte a pisar gradativamente, e somente depois desses 60 dias pós cirurgia iniciarei as sessões de fisioterapia. Tenho algumas dúvidas que infelizmente não podem ser sanadas, pois gostaria de saber em quanto estarei apto a fazer tudo o que eu fazia antes do rompimento, mais o médico diz que isso depende de como cada pessoa reage ao tratamento. Meu maior medo e de não conseguir realizar tudo como antigamente,pois sempre gostei de esportes (todos) e o medo de romper novamente e passar por tudo de novo é grande. Espero que dê tudo certo pra todos!!! Assim que tiver novas notícias que possam ajudar postarei aqui !!! Abraços e melhoras !!!

  94. Patricia Says:

    Meus queridos, obrigada pela atenção. Vou fazer a cirurgia nesta 3ª feira, dia 13. Estou bastante preocupada de como será a cirurgia, o pós operatório e a reabilitação. Brincadeira, né! A gente está tão acostumado a não ter limitações físicas que não se dá conta do quanto andar livremente é importante. Fico pensando muito em tudo isso, e no que essa experiência/realidade irá me trazer de aprendizagem. Por ora tenho observado a vida com maior tranquilidade/vagareza, o não poder andar livremente me fez procurar diminuir minha ‘rapidez’ diante da vida e d ar mais ateção aos meus relacionamentos.
    Maria Angela, obrigada por compartilhar seus sentimentos. José, Thiago e Fábio.. força pra todos nós!!!! Vamos nos falando!

  95. fabio Says:

    Olá Thiago,

    O medo de romper novamente é normal. Eu rompi em uma aula de taekwondo e já voltei a fazer as aulas normalmente.

    Realmente o mais difícil é esquecer o que aconteceu e fazer tudo normalmente, como se nada tivesse acontecido.

    Abraços e melhoras

  96. fabio Says:

    Patrícia,

    Não seu preocupe, a cirurgia é tranquila! O pós-operatório também é, eu não tive nenhuma dor.

    Você vai levar em torno de 1 mês e meio / 2 meses para voltar a andar sem muletas, basta seguir as orientações do seu médico!

    Boa cirurgia e boa recuperação

  97. José Says:

    Oi Patrícia,

    Tenha fé e confiança que vai correr tudo bem na sua cirurgia, pensamento positivo vai dar tudo certo.
    O pós-operatório, tirar os pontos são bem tranquilos, sem dor, pode confiar.
    Fique com Deus, sucesso na cirurgia e uma ótima recuperação.

  98. Maria Angelica Says:

    Patricia, hoje voce já deve estar em casa e imobilizada. Com certeza tudo sob controle. Mande news.
    Eu estou andando com duas muletas , mancando muito, e cicatriz bem aderida. A perna continua com atrofia acentuada. Mas o pessoal daqui de casa diz que já ando melhor. Sei lá… Beijos a todos. Maria Angelica

  99. Nassouh Says:

    Hoje estou liberado pra usar o robofoot.. Pode tira-la pra dormir?

  100. sandra Says:

    oi gente, operei no dia 2 de dezembro do tendão de aquiles e no dia 15 o medico ja tirou os pontos e mandou eu andar no robofoot só que estou com medo de abrir a cirugia pois sou diabetica, sera que ja deu tempo para cicatrização?

  101. Maria Angelica Says:

    Ola Nassou,
    Seria interessante perguntar ao sue medico. O meu medico deixou eu tirar para dormir, o que fazia o mais tarde possivel. Mas conheco um amigo que dormia com o robofoot. Ah,e e quanto estava com o robofoot estava ainda sem pisar. Qd tirei a bota ja fui colocando o PE no chao.
    Quanto a Sandra, eu estou admirada do pequeno tempo sem pisar. Mas cada medico e paciente Sao unicos. Passe suas duvidas para o medico.
    Abracos.
    Angelica

  102. Thiago dos Santos Pereira Says:

    Caramba !!! 15 dias e o médico já te liberou ??? Mas é como disseram. Cada médico tem um método diferente.

    E Fábio,

    Valeu pela força, na próxima sexta tirarei o gesso e colocarei o robofoot pra começar a pisar gradativamente e começar esse trabalho mental pra ver se esqueço desse medo !!!

    Abrass !!!

  103. Patricia Says:

    Oi Pessoal. Fiz a cirurgia no dia 15, quinta feira,( o convênio não tinha aprovado na 3ª). Hoje, sábado, vou ter alta na hora do almoço. Não tenho tido dor. Muito obrigada a todos pela torcida! Maria Angelica, há quanto tempo vc operou? BEIJOS A TODOS!!!!!!!!!

  104. GUSTAVO Says:

    Ola amigos boa noite. amanha, vou tirar os pontos, a tala finalmente e iniciar o uso do robofoot.

    Também começo com a fisiterapia, tem 20 dias que fiz a cirurgia, rompimento total.

    Amigos a fisioterapia é diária? quando podemos inciar gradativamente os primeiros passos?

    obrigado e boa recuperação a todos

  105. Maria Angelica Says:

    Oi Patricia,
    Minha cirurgia foi em 25/10/11. Ha 13 dias pisei , ando com duas muletas e manco BASTANTE . Sinto muita aderencia proximo ao corte, parece que a pele diminuiu. Dai estou com a perna dura, preciso flexionar o joelho. Ou eeja, eu nao estou sendo um bom parametro ! Kkk
    Gustavo, eu tenho feito fisio de segunda a sexta. Ja fiz 09 sessoes.
    Boa sorte a todos .

  106. José Says:

    Ola pessoal,
    Estou aqui de volta, ontem tirei o gesso com era previsto, assustei com o inchaço do tornozelo mas o médico disse que isso é normal.
    Saí do hospital já dirigindo, isto me deixou muito feliz, pois foram 57 dias sem fazer isso.
    Fiz hoje a primeira fisio num total de dez e já percebi uma boa melhora.
    Pessoal, por hoje e só, quero agradecer todos vcs. que contam suas experiências aqui, não vou citar nomes para não correr o risco de deixar alguém de fora.
    Um abraço especial a você Fábio, que fundou este blog, muito útil para todos nós.
    Outra felicidade foi ontem ao deitar-me, pois pude ajoelhar-me novamente para agradecer a DEUS, por todos esses dias.
    Desejo a todos um feliz Natal e um ano novo repleto de realizações e recuperação plena.

  107. Patricia Says:

    Oiee. Se tudo correr bem, vou tirar os pontos na próxima 5ª feira. Parece que depois vou ficar + 3 semanas sem por o pé no chão… Na 3ª feira passada vi a cicatriz. Vixe, é gigante!!! Vamos nos falando!!! beijoooooooooosssss

  108. Thiago dos Santos Pereira Says:

    Putz…fui hoje ao médico pra retirar os pontos o gesso e colocar o robofoot…Mas pro meu azar…o médico não compareceu hoje, pois o governo decretou ponto facultativo !!! Fiquei frustrado demais !!! Cheguei em casa e quase que tirei esse gesso sozinho…mas depois de me acalmar um pouco achei melhor esperar até na segunda.

    Patrícia,
    Quanto a cicatriz, me informaram que na farmácia tem uma pomada que você passa que diminui bastante a visibilidade dela, assim que der eu vou na farmácia comprar uma pra mim, um colega meu usou a algum tempo atrás e o resultado foi bem impressionante !!!

    Abrass !!!

  109. Thiago dos Santos Pereira Says:

    E mais uma coisa !!!

    Um Feliz Natal e um excelente Ano Novo a todos !!!

  110. José Says:

    Boa Noite pessoal,
    Hoje voltei ao trabalho, gostei muito, pois pude rever os colegas, colocar o papo em dia, estava com saudade da velha rotina.
    Fiz 3 sessões de fisio depois que tirei o gesso, só que a clínica fechou para as festas de fim de ano, só abrirá novamente dia 02/01/12, estou me exercitanto em casa mesmo, forçando a ponta do pé o tempo todo e percebo uma melhora constante.
    O inchaço já diminuiu, com o uso de gelo e o Cataflan emulgel.
    Caminho usando uma muleta de apoio no braço, sempre do lado esquerdo e percebo que já estou mancando menos. Acho que minha recuperação está muito boa.
    Por hoje é só, fiquem com DEUS, e muita força e otimismo a todos.

  111. Thiago Says:

    Oi pessoal, resolvi partilhar minha experiência com vcs, dia 1º de dezembro as 20h, futebol com a galera do trabalho, 1ª corrida em direção a bola e a sensação que todos aqui tiveram, pancada no tornozelo e ruptura total do tendão de aquiles, diagnóstico foi dado as 22h pelo médico da emergência, porém resolvi ir em outro hospital no msm dia, onde internei na madrugada do dia 02 e operei já pela manhã as 10h, tudo muito rápido, recebi alta no dia 03 as 14h. Passados 15 dias com o pé pro alto fui ao médico para retirar os pontos e a tala. Então, como não estava sentido dores, o Dr. já me liberou para fazer a fisio e usar a bota Robofoot apenas pra sair, em casa o pé fica livre apenas com o curativo. Ele me ensinou a colocar o pé no chão apenas pra equilibrar o corpo, não podendo apoiar ainda. Por enquanto é só, hj faz 25 dias de operação e posso dizer que me sinto muito bem, a parte ruim fica por conta das muletas, é brabo andar por muito tempo. Feliz ano novo e boa recuperação a todos!

  112. Patricia Says:

    FELIZ ANO NOVOOOOO!!!
    Thiago S Pereira, vamos esperando pra tirar os pontos…. 5ª tá chegando… e vc qdo vai?
    Maria Angelica.. como vai vc??
    José, que maravilha… to Feliz em saber!!
    Valeu, vamos nos falando… bjjjsss

  113. Maria Angelica Says:

    Ola Thiago,
    Minha recuperacao esta tranquil, mad muito lenta. Fato que me deixa bem angustiada. Nao sei se a lentidao decorre do tardio diagnostico… Afinal a operacao ocorreu 59 Dias apos ruptura . Enfim… O calcanhar continua com rigidez e aderencia. Mas estou na luta, fazendo fisio diariamente . Beijos a todos e feliz 2012.
    Angelica.

  114. José Says:

    Olá Pessoal,
    Desejo a todos os recuperandos de cirurgia de T.A., um feliz 2012, com muita Paz, alegria, esperança, paciência…
    Que as bençãos do SENHOR DEUS, esteja em nossos corações todos os dias do Ano Novo.
    Abraço a todos, José.

  115. Thiago dos Santos Pereira Says:

    Olá Patrícia,

    Feliz D+…na última segunda feira fui novamente ao médico pra retirada do gesso e dos pontos, como demourou um mês pra isso acontecer, os pontos doeram um pouco, mas nada comparado a alegria de retirar o gesso. O médico liberou o robofoot pra eu pisar com o auxílio das muletas, pelo menos pra mim ainda é muito desconfortável, mas continuo tentando. Voltarei ao médico no dia 04/02/12 pra reavaliação e possível encaminhamento pra fisioterapia !!! Mas só o fato de estar sem aquele bendito gesso ja é uma grande vitória !!!

    Abrass !!!

  116. Juliano Guerra Says:

    Não consigo entender como um médico não consegue detectar uma ruptura TOTAL de um tendão… a minha perna por exemplo ficou um “buraco” acima do calcanhar… após o barulho da ruptura, ficou visível que eu tinha rompido o tendão! Cheguei ao hospital pedindo pra que fosse feita a cirurgia. Alguns relatos aqui falam que passaram dias com o tendão rompido sem a CERTEZA do médico sobre a ruptura!!! PRA MIM infelizmente foi MUITO CLARO o rompimento!!! Abraços e parabéns aos depoimentos aqui descritos!!!

  117. lorrayne Says:

    ola
    bom minha mae rompeu o tendao totalmente mas ela nem estava fazndo exercicios, tipo ela foi levantar do sofa e o tendao arrebentou. ela fez a cirurgia e vai retirar os pontos dia 9 de janeiro, so q ela acabou escorregando com a muletas e tals e acabou colocando o pe no chao e isso ja aconteceu duas vezes no periodo q ela esta com os pontos ela ta falando q ta ardendo muito sera q arrebentou o tendao de novo???
    obrigado
    muito bom o blog

  118. Maria angelica Says:

    Lorrarayne,
    Que chato o ocorrido! Sabe que qdo estava imobilizada tinha um medo tremendo de cair, por isto somente me deslocava cama -banheiro – sofa e sempre com alguem muito proximo a mim. O arder e comum na regiao do corte e eu tb sentia, mas nao era o tempo todo, ia e voltava esta sensacao. Qdo fot ao medico devera relatar o ocorrido!
    Espero que nada tenha ocorrido. Esta fase da imobilizacao e muito dura. Eu voltei a pisar em 05/12 , depois de 41 Dias. Agora estou usando apenas uma muleta e ja treino, em casa, andar sem muletas. Mas manco muito. Eta tendao de aquiles!,!. Boa sorte. Angelica

  119. lorrayne Says:

    valeu angelica
    pois é ela vai tirar os pontos amanha e ir ao medico vamo ver ne

  120. Pedro Says:

    Pessoal,

    Boa Tarde.

    Tive rompimento parcial de tendão e estou imobilizadoaguardando segunda avaliação na próxima terça feira. Isso completará 7 dias com tala. Acham que precisarei operar? Vou passar com o Cirurgião depois do dia 20 para avaliar…estava reclamando,,mais depois de ouvir os relatos de vc´s..se não precisar operar..vejo que tive sorte..
    Abs pra vc´s e boa recuperação.

  121. José Says:

    Olá pessoal,
    Ontem passei pelo médico depois que fiz as 10 sessões de fisio, ele achou que minha recuperação está excelente. Eu queria liberação para fazer musculação na academia, só que ele disse que só depois de 4 meses da cirurgia, ou seja após 25 de fevereiro.
    Ele disse que evita ao máximo colocar o pé na posição equino, procura deixar sempre o pé na posição 90º, imobilizando sempre 2 articulações, taí o porque do gesso até o meio da coxa por 4 semanas, com isso a recuperação fica mais rápida.
    Meu tornozelo incha um pouco ainda e ainda estou mancando, mas percebo que estão diminuindo a cada dia.
    Ah, vou fazer mais 10 sessões de fisio.
    Abraços a todos boa recuperação…

  122. Thiago Says:

    Pessoal, hj faço 42 dias de P.O e tive avanços importantes após a fisioterapia, com 31 dias de P.O consegui voltar a dirigir sem problemas, já consigo colocar o pé no chão e distribuir o peso do corpo nas pernas. Vou ao médico na próxima terça para quem sabe ele liberar para eu dar os primeiros passos e tb pegar mais 10 sessões de fisioterapia. Usando a bota, sinto muita vontade de andar, porém prefiro não arriscar. Bom fds para todos!

  123. Eliton Says:

    Pessoal – Minha cronologia.
    28/08 – Ruptura Total Jogando Futebol
    02/09 – Cirurgia – coloquei gesso (tala)
    03/10 – Tirei a tala e coloquei robofoot (um mes apos)- iniciei fisio neste dia.
    17/10 – Tirei o robofoot e ja comecei a dirigir (45 dias apos a cirurgia) – iniciei hidroterapia 3 vezes por semana e continuei fisio todos os dias.
    30/11 – parei tudo fisio e hidro, pois tive que vir para os EUA, fui transferido do meu trabalho (exatamente 3 meses apos) – ja estava caminhando normal, sentindo quase nada
    25/01 – hoje, 5 meses apos estou bem, ja consigo correr na esterira por meia hora, mas nao faco todos os dias, so 2 vzs por semana, ainda falta um pouco de forca, nao eh igual ao tendao bom, mas nao tenho problema nenhum quanto ao dia-dia.

    Espero ter ajudado.

    Boa sorte a todos.

  124. sandra Says:

    Boa noite, fiz a cirugia do tendao no dia 2 de dezembro, com 15 dias o medico ja me colocou para andar no robofoot, no dia 23 de janeiro ja tirou o robofoot, estou muito feliz pensei que ia demorar mais, ja estou andando com pouco de dificuldade mais não dependo de muleta nem da bota com fisio vou voltando a andar normal.
    por isso fiquem calmo só tem 1 mes e 26 dias e estou quase boa.

    sandra

  125. antonio Says:

    pessoal, segue minha história.

    03/04/11 – rompimento parcial tendão de aquiles jogando futebol em grama sintética.
    10/04/11 – medico disse poderia fazer tratamento conservador, ou seja, sem cirurgia. Depois de vários meses mancando, em novembro de 2011, fui em outro médico e ele disse que meu caso era cirurgico e como já havia passado vários meses da ruptura, o procedimento poderia ser um pouco mais complexo. Marquei a cirurgia para fevereiro de 2012.
    01/02/12 – fiz a cirurgia, precisei reconstituir o tendão com outro tendão da planta do pé. O médico fez uma bota de gesso e pediu para ficar com o pé para cima e não colocar o pé no chão.
    03/02/12 – voltei no consultório para verificar os pontos. abriram uma janela no gesso e tudo ok.
    10/02/12 – voltei para trocar o gesso e verificar a cirurgia. tudo ok.
    17/02/12 – voltei para retirar os pontos e trocar o gesso. tudo ok, se tudo fo neste ritmo volto em duas semanas para retirar o gesso.

    O mais complicado está sendo ficar afastado do serviço, tanto na questão financeira como na profissional, pois adoro meu trabalho.
    Posto mais quando tiver novidades.

  126. Pedro Says:

    Antonio,
    Também tive rompimento parcial de tendão em caso identico ao seu (30%) e optaram pelo tratamento conservador.
    Estou a 5 semanas sem andar e volto no medico hoje, o que o médico que fez sua operação lhe falou?, será que meu tendão tem chance? qtos % vc rompeu?

  127. Carlos Penna Says:

    Ola Pessoal!

    Tambem estou carregando essa cruz e como todos tenho milhoes de duvidas e receios quanto a esse problema.. Minha lesao foi numa inocente partida de peteca em um lance bem simples.. Ouvi o famoso estalo e fui ao chao.. Na hora olhei para tras para ver quem foi que me chutou ou pisou em mim… Pra minha surpresa nao havia ninguem perto.. Enfim.. Ruptura total e bem seria.. Isso foi dia 22/01/12.. Tres dias depois fui operado sendo necessario usar o tendao do dedao do pe para reforco na sutura do tenda.. Ja no quinto dia tirei o gesso e coloquei a bota que na verdade imobiliza o pe do mesmo jeito so que e menos desconfortavel… Porem pesada tambem.. Hj estou com 31 dias da cirurgia e ja comecei a fisioterapia.. Fiz duas ja e basicamente movimentos levem com o pe.. Movimentos de acelerar e puxar a ponta do pe pra cima.. Choques leves e gelo.. Meu pe ainda ta inchado um pouco e o maior medo e se vou ficar com alguma restricao no movimento do pe ou do dedao do mesmo ja que meu dedao quase nao se mexe.. A fisioterapeuta falou que e super normal e que sequela nenhuma vai ficar… Alguem pode me dizer algo sobre isso? Abs a todos e apesar dos medos e receios eu ja com 31 dias posso dizer que com paciencia e dedicacao tudo vai bem.. O medico falou que minha lesao foi bem grave.. As pontas do mesmo estavam meio esfaceladas e a 4,5 cm uma da outra.. Mesmo assim ja to na fisioterapia e a aparencia do meu pe e muito boa.. Enfim pessoal.. Que ta vivendo o drama como eu forca pois isso tem um final feliz.. Com certeza! Abraco!

  128. Thiago dos Santos Pereira Says:

    Olá pessoal,

    Aqui estou novamente,após 3 meses de cirurgia comecei a fisioterapia,recebi apenas choques de leve e uma massagem no local. A fisioterapeuta me disse que em uns 3 meses poderei fazer tudo o que fazia antes, porém terei que começar gradativamente, outra dica que ela me deu foi a de fazer natação, pois ajudaria muito na recuperação.

    Abrass a todos e boa recuperação !!!

  129. sandra Says:

    oi gente dia 2 de março fez 3 meses que fui operada do dendao e ja estou andando normalmente, dirijindo e tudo, mas continuo com a fisio o medico estar impresionado com a minha recuberação estou muito feliz.

  130. jo Says:

    Boa noite a todos, tive o rompimento total do tendão do pé direito em 04.09.11, fiquei com o diagnóstico errado até 13.10.11, quando fiquei sabendo que teria que operar o mais rápido possível. Fiz a cirurgia no dia 25.10.11, ou seja 53 dias após o rompimento, tendo sido necessário fazer um enxerto com duas fitas retiradas do próprio tendão (transposição), saí do centro cirúrgico com o gesso até o meio da coxa, fiquei com ele por 4 semanas, depois ele foi cortado abaixo do joelho e fiquei mais 10 dias, só então sendo retirado esse gesso, quando coloquei uma bota já com salto para começar a pisar, que fui retirar só no dia 20.12.11,(o médico não deixou usar o robofoot)
    Nesse dia voltei a dirigir na saída do hospital. De lá para cá foram muitas sessões de fisio, pomada cataflan, exercícios em piscina.
    Hoje faz 130 dias que fiz a cirurgia, voltei ao médico está excelente, ele me liberou para musculação na academia e caminhada, começando de maneira leve e aumentando gradativamente.
    Meu tornozelo não tem mais inchaço e estou caminhando normalmente sem mancar.
    Fiz um resumo da minha experiência, só para mostrar para os que estão no início do tratamento que é possível se recuperar plenamente, basta ter paciência, perseverança e acima de tudo muita FÉ NO NOSSO BOM DEUS.
    Um abraço a todos, desejo uma ótima recuperação, um abraço especial ao Fábio, idealizador deste blog, que me foi muito útil, estarei sempre visitando-o para saber das novidades. Sou o José de Mirandópolis, interior de São Paulo.

  131. Thiago Dutton. Says:

    Bom dia pessoal! To passando aqui mais uma vez para dizer que recebi alta do médico ontem, depois de 3 meses de recuperação e 40 sessões de fisioterapia. Agora á começar o reforço muscular com musculação e gradativamente voltar a praticar esporte, coisa que gosto muito. Ainda manco um pouco depois de uma caminhada, mas normal pra esse tipo de lesão. Agradeço pelos relatos aqui postados, foram de muita ajuda pra mim. Abração! Melhoras para todos!

  132. Fernando Says:

    Rompi meu tendão dia 25/01/2012, e fiquei com gesso 1 mes e agora tô com bota ortopédica por mais 1 mês estou doido pra começar a fisioterapia pois meu pé parece estar enrigecido pelo tempo sem movimentos, isso é normal.Pois rompi 100% do tendão que se afastou 2,5cm.

  133. Aline Says:

    Boa tarde! Eu rompi o meu tendão de aquiles do pé direito dia 11/04/2009, minha recuperação foi muito boa, com 3 meses, já estava de alto, fazendo fisioterapia e entrei na academia pra fortalecer mais a musculatura da perna, voltei as atividades normalmente, voltei a praticar os esportes que praticava antes após 1 ano. Mas infelizmente quando foi 13/03/2012 após 1 ano da minha cirurgia do meu pé direito eu rompi o meu tendão de aquiles do pé esquerdo e terei que fazer cirurgia novamente e passar por tudo novamente. Alguém pode me dizer porque pode ter acontecido isso? ou seja rompimento do tendão direito e agora do esquerdo? pelo menos fico mais tranquila que o tendão do pé direito que fiz a cirurgia não rompeu e acredito muito que com essa nova cirurgia no pé esquerdo vai resolver o meu problema. que vocês acham? e mais uma duvida, como é feita a cirurgia? é colocado outro tendão, pois a cirurgia que foi feita no pé direito ficou bem mais grosso que o normal.

    a todos que passam por isso fé e muita paciência. Sigam as orientações do seu médico!

  134. Aline Says:

    ops..foi apos 3 anos da minha cirurgia que rompi o meu tendão da pé esquerdo.

  135. fabio Says:

    Olá Aline,

    Quando eu rompi eu perguntei se havia chances de romper novamente o tendão. A resposta foi: sempre há chances, mas vai ser mais fácil romper o outro do que o operado. Ele me disse que o tendão operado ia ficar mais forte por causa da costura que ele faz no tendão. A cirurgia não consiste em colocar outro tendão (a não ser em casos no qual o tendão está numa situação muito ruim, onde um tendão do pé é retirado e colocado como reforço no tendão de aquiles), a cirurgia consiste em unir o tendão rompido e costurá-lo com uma linha especial para que ele possa cicatrizar.

    Boa recuperação

  136. Aline Says:

    Ola Fabio!

    eu entendi, mas porque o tendão que fiz cirurgia há três anos atrás ficou bem mais grosso que o tendão normal?

    Obrigada!!

  137. Aline Says:

    outra pergunta, será porque rompi novamente o meu tendão, primeiro pe direito agora pe esquerdo, ambos jogando bola!

    quando rompi o tendao do pé direito, estava com um bom condicionamento físico, praticando mto esportes, também praticava taekwondo. Agora não estou com um bom condicionamento fisico e fui jogar bola, rompeu denovo, porém o tendão do pe esquerdo?

    Será porque rompi o tendão da primeira vez e agora dessa vez?

    aguardo! abraço!

  138. Aline Says:

    Boa noite a todos!!

    Alguém sabe de algum gel para minimizar a cicatriz após a cirurgia de tendão de aquiles??

    a minha cicatriz da perna direita nao ficou mto boa, quero cuidar mais dessa pra poder nao ficar com queloides.

    Obrigada!

  139. Douglas Machado Says:

    Sofri a lesão no tendão de aquiles jogando bola em quadra de cimento, onde saltei sozinho para cabecear uma bola e cai sobre o calcanhar e não sobre a ponta dos pés

    que é a forma correta, eu fui ao médico no segundo dia após o acidente e foi constatado a lesão.

    Tive rompimento quase total no tendão de aquilés no pé direito e fui submetido ao tratamento conservador. E minha experiência do tratamento foi a seguinte:

    Tive a imobilização da perna afetada com gesso por quatro semanas com o pé apontado para baixo (para se opor às extremidades do tendão rompido)(Obs: Tive dores na

    lesão até a segunda semana) e mais duas semanas com outro gesso, porém com a perna imobilizada com o pé apontado dessa vez para cima (para alongar o tendão afetado).

    Na sexta semana tirei o gesso, na sétima fui me acostumando a pisar no chão com os dois pés utilizando 2 muletas. Na oitava semana entrei para a fisioterapia. Andei

    apoiando com as duas muletas por duas semanas e mais 4 dias apoiando em uma muleta apenas. Mancava pouco.

    Comecei a dirigir a partir da sétima semana da lesão e com uma semana já estava acostumado a essa atividade.

    Apareceu um endema (circulo vermelho sobre o tendão lesionado) na lesão, contudo o médico assegurou que isso é normal acontecer. Esse endema ficou maior nas primeiras

    sessões de fisioterapia (na fisioterapia eles utilizam ultrasom e que é muito bom para o desaparecimento do endema e desinflamação), daí na décima semana da lesão e

    também décima sessão de fisioterapia notei que o edema era muito pequeno.

    Meu pé sempre ficava inchado quando ficava para baixo por muito tempo até mais ou menos a décima semana após a lesão.

    Parei de mancar até aproximadamente a décima segunda semana após a lesão. Agora vou aguardar mais algumas semanas até arriscar dar umas corridas leves.

    Nota: Tive cuidado no tratamento evitando apoiar no pé lesionado e procurando sempre que possível ficar com o pé levantado para ter uma melhor circulação e mesmo

    depois de liberado para caminhar normalmente sempre evitei forçar muito a região lesionada, até porque o mesmo inchava muito quando meu pé ficava para baixo. Todos

    esses cuidados foram essenciais para minha recuperação. No total foram 68 dias, desde a lesão até largar a muleta completamente, apesar de andar mancando.

  140. josé Says:

    Olá Fernando, este enrrigecimento no pé é normal, com as fisio isso vai melhorando gradativamente, no meu caso os exercícios de piscina ajudaram muito.
    Um forte abraço, fique com DEUS, boa recuperação.

  141. Aline Says:

    Pessoal escrevi ai no blog, estou aguardando respostas!

    Obrigada!

  142. fabio Says:

    Cicatricure

  143. josé Says:

    Olá Aline, eu não utilizei, mas li em algum lugar que a pomada HIRUDOID ajuda diminuir a cicatriz. Boa sorte.

  144. Aline Says:

    Obrigada pessoal! abraços

  145. Telma Lima Says:

    Olá,alguém aí sabe a maneira correta de lavar robofoot?

  146. Bianca Lima Says:

    Ola,minha mãe rompeu o tendão de aquiles faz 2 meses e 4 dias,agora ela esta com o robofoot mas ela o sujou,como faço para lavar?

  147. Sandro alves Says:

    Pessoal, legal ter encontrado este site pra discutir sobre o assunto. Tive a lesao todao do tendao cancaneo no dia 21/3. tava jogando bola e do nada, sme ninguem, toquei a bola ao lado e senti a “estilingada” no cancanhar como se alguem tivesse me chutado.meu pé ficou “bobao” e nao conseguia colocar no chao e sentindo queimação. fui trabalhar e no dia seguinte ao medico que me mandou ao ortopedista. nao deu outra:rompimento total do tendao de aquiles. fiz a cirurgia, usei a tala por 2 semanas e agora to com a bota de gesso por mais 4 semanas. nao tá inchado mas é terrivel ficar com o gesso no pé. estou de licença medica, fato que me incomoda de ter que ficar tanto tempo afastado do trabalho..Dia 2/5 tiro o gesso e começa a fisio. vcs acham que é possivel fazer a fisio e podeer ir trabalhar ou nao dá para colocar soltar o peso do corpo no pé?Tem alguma coisa pra se fazer neste tempo de gesso pra nao atrofiar tanto a panturrilha?Tipo mexer os dedos dos pé?abraços

  148. josé Says:

    Olá sandro, um abraço desejo boa sorte na sua recuperação, acho que esta sua preocupação não muito importante, a atrofia vai acontecer devido o tempo de imobilização, mas é normal, depois volta tudo como antes, quanto ao trabalho depende do que você faz, depois que você começar a pisar com confiança novamente poderá voltar ao trabalho tranquilamente, acho que até ajuda na recuperação.
    Boa sorte, fique com Deus.

  149. Sergio Says:

    Boa tarde, cara pode me dizer quando tempo depois que começou a usar a bota voltou a andar e corret normalmente? Meu irmão passou no cons da Pm será chamado dia 17/05 e teve rompimeno do Tendão em 30/03, ta com medo de não conseguir frequentar escola, qualquer coisa mande um email para mim auggustus@hotmail.com. Grato

  150. fabio Says:

    Olá Sergio,

    Eu não lembro ao certo, mas após 4 semanas com a bota eu comecei a fisioterapia (obs: antes das 4 semanas com a bota eu fiquei 2 semanas com uma tala de gesso)… Fiz apenas 17 sessões, sendo que nelas eu já corria na esteira. Para voltar a andar corretamente (sem mancar) é necessário adquirir força na panturrilha, o que eu consegui somente fazendo musculação. Acho que até o dia 17/05 ele estará andando com uma certa dificuldade. O conselho que eu te dou é conversar com o médico. Veja se o médico autoriza a troca da fisioterapia por musculação (eu não sentia necessidade da fisioterapia pois o meu pé estava com os movimentos normais).

    Abraços e boa recuperação para o seu irmão

  151. Ricardo Says:

    Olá pessoal, tive ruptura parcial do tendão calcanio com 2,1 cm… os médicos demoraram para identificar, pois inicialmente fui ao plantão e o mesmo me mandou para casa, com o argumento que era um estiramento. Passaram 2 semanas e voltei ao plantão alegando que tinha algo errado… ele novamente disse que era normal, mas mandou fazer um ultrassom, que detectou a ruptura. Imobilizou na hora e amanhã devo operar.
    Pergunto se alguém demorou tanto tempo para detectar o problema? Ao todo serão 22 dias. E se a cirurgia ocorreu normalmente, com a recuperação e o retorno dos movimentos. Ou alguém sabe se esta demora vai prejudicar o bom andamento da recuperação ou deixar algum problema?

  152. bruno Says:

    bom se sua ruptura foi total no minimo 6 meses seria para parar de mancar se fez so 3 meses ta explicado o fato de ta mancando vc nao fez nem a metade do que deveria fazer se fizesse o que o medico indicou nao teria sentido nada

  153. junior Says:

    tenho 36 anos, tive ruptura em mais de um lugar, sendo que uma foi total e a outra quase. Foi jogando fut no dia 8/04. A cirurgia ocorreu no dia 18/04.
    Já são 37 dias. Procuro fazer repouso total para minimizar os riscos de complicação (tipo queda). Gostaria de saber como foi a cicatrização de vcs. pois teve um ponto da cicatriz de uns 5mm que não fechou.
    Agradeço à todos pelos comentários já postados e desejo melhoras tbém p quem ainda estiver como eu. rs

  154. junior Says:

    ah. Tbém gostaria de avisar p os “colegas” tomarem muito cuidado com as muletas, vi um caso de queda aqui, então é bom ficarem atentos quando forem dar uns “passos” . MELHORAS!!!!!

  155. Ricardo Says:

    Júnior,

    Estamos na mesma situação. A minha cirurgia foi em 16/04 e já coloquei Robofoot, desde o 1º dia. Hoje, faz 43 dias e já fiz 08 sessões de Fisioterapia, porém apenas com movimentação dos dedos, fortalecimento da musculatura do glúteo e coxa, bem como, alongamento.
    Amanhã (30/05), tenho retorno com o médico e levarei ultrassom realizado hoje, cujo laudo é favorável e comprova a cicatrização do tendão. Quanto à cicatrização dos pontos, também ocorreu normalmente com a queda voluntária de alguns deles. Amanhã, retiro os demais.
    Tenho muita confiança no médico e na fisioterapeuta~e isso facilita a recuperação.
    Ainda estou com as muletas e não posso pisar. Talvez, após o retorno na consulta, o médico autorize a descarga de peso. Como estou afastado das atividades, evito deslocamentos longos, com o objetivo de prevenir acidentes.

    Abraço.

  156. Kleber Medina Says:

    Olá pessoal! Sou Kleber, 33anos, rompi meu tendão no dia 10/05/12. Jongando bola (algo que fazia com frequencia) Operei no dia 16, quero dizer que, após a alta, vim pra casa, já na primeira noite tive muita dor. Voltei e tomei um medicamento mais forte q normalizou a situação. Tirei os pontos hj(31/05). Na retirada a enfermeira fez um movimento contrario no meu pé. Querendo empurrá-lo pra cima…meu Deus…quase pois tudo a perder. Aida bem q chamei atenção em tempo hábil. Volto ao médico 50 dias pós cirurgia. Ele não disse nada de Robofoot, fisioterapia, nada! Qro começar logo o processo de Fisio, não vejo a hora de voltar a trabalhar, e principalmente praticar esportes,. Parabéns a todos q postam suas dificuldades e vitórias aqui neste site. Colabora muito! Abçs

  157. Ricardo Says:

    Aos interessados,

    Retornei ao médico ontém (31/05)…. Manterei o Robofoot por mais 15 dias, porém sem calço no calcanhar, ou seja, pé e canela à 90º. Autorizou a descarga de peso com o auxílio de muletas. Ontém mesmo, na sessão de fisioterapia, a profissinal manipulou o meu pé com intensidade: sinceramente, dói. Porém, como iniciei a fisio há algum tempo (23 dias após a cirurgia) já tinha movimento nos dedos e boa circulação sanguínea na região.
    Nesta fase, o mais difícil é apoiar o pé e exercer a descarga de peso.

    Abraço.

  158. Givaldo Says:

    Olá, vou relatar meu caso. No dia 29 de março sofri um acidente de moto, e o pedal de apoio fez um corte profunfo no meu pé esquerdo. Fui levado para emergência e o médico fez apenas uma sultura. Depois de 01 mês com o pé inchado, sem movimento extensor dos dedos menores e sem colocá-lo no chão achei estranho a demora da recuperação. Assim procurei uma outra equipe médica, e com a ultrason foi constatado o rompimento do tendão extensor dos 4 dedos menores, entao fiz a cirurgia com urgência por conta do tempo que já tinha a lesão total. Graças a Deus, mesmo retraído os médicos conseguiram unir as pontas sem a necessidade de um enxerto. Fiz a cirurgia 09/04, fiquei 03 semanas com gesso, e agora já estou de robofoot, pisando no chão com o auxílio das muletas, mas com muito medo ainda, não descarrego todo o peso do corpo, hojé estarei começando a fisioterapia, os médicos passaram 10 seções e após isso retornarei para a revisão. Meu pé está bem desinchado, só incha mais quando piso no chão, porém estou sintindo uma rigidez grande no dorso do pé, e ainda não consigo extender os dedos, não sinto força, até e dedão está sem força por conta da imobilização, essas sintomas são normais, acham que estou me recuperando bem, e como devem ser meus exercícios de fisioterapia? Ah minha perna ficou bem fininha, perdi bastante massa muscular, e agora, o q faço?

  159. Pedro Ferraz Says:

    Boa Tarde.

    Tive uma ruptura total do tendão de Aquiles a mais ou menos 40 dias
    digmostico errado no atendimento de emergência e tempo para fazer e pegar os resultado do ultrasom e ressonância compuseram o tempo total.
    Finalmente consultado com ortopedista com exames em mão foi constatado uma ruptura de 4 cm e o indicativo de cirurgia, só que naum fiz imobilização nenhuma e naum quero opera, posso ter sequelas ???
    Para mim o importante o voltar a caminhar normalmente.
    Quanto tempo levarei para andar normalmente, só a fisioterapia vai resolver, pois não quero e não vou opera.
    Tenho consciência de pode haver nova ruptura, só que não pratico esporte nenhum somente caminhada.

  160. junior Says:

    Pedro,
    Segundo o que eu pude “ver’ nos muitos relatos que lí, acho que vc poderá ter sequelas sim! O mais indicado na maioria dos casos que eu lí é a operação. Mas pelo visto, sua ruptura foi parcial (pois não conseguiria andar se fosse total! Eu perdi o movimento “de ponta” do pé).
    Mas só o médico mesmo p poder te esclarecer.
    abço à todos! melhoras

  161. Givaldo Says:

    Olá Júnior,

    Meu rompimento foi no tendão extensor dos dedos menores do pé, fiz a cirurgia mas ainda não consigo levantar os dedos, apenas flexionar. Qual foi o tipo de movimento que vc perdeu?

  162. Emerson Barroso Says:

    Caros, boa tarde.
    Primeiramente Fábio, parabéns pela criação do blog. Com certeza ajudou vários de nós nos esclarecimentos quanto a essa lesão.
    Meu nome é Emerson, tenho 39 anos e pratico/jogo vôlei desde os 12 anos de idade. Enfim, levo a sério o esporte, apesar de não viver disso, e me dedico tanto na proteção quanto nos cuidados.
    Mas infelizmente no último dia 24/05 em um bate bola semanal senti a tal “pedrada” durante movimento normal de deslocamento na quadra. Não estava em ação de salto ou queda.
    No momento não senti muita dor (a dor era suportável), porém não tinha forças para apoiar os pés. Fui pro hospital onde foi constato o rompimento. Fiz exame no dia 26/05 que confirmou ruptura de 100% a 4cm do calcâneo.
    Decidi pela cirurgia, que foi realizada dia 01/06 (nesse intervalo usei a robofoot, fiquei de repouso e sem colocar o pé no chão). Fui liberado no mesmo dia. Fui imobilizado (perna engessada até a panturrilha) na posição equino. Ontem (14/06) removi os pontos (12 no total) e na próxima segunda tenho consulta com o médico para decidir sobre os próximos passos.
    Nesse período não senti nenhuma dor ou incômodo na região.
    Agora é ter paciência para as próximas etapas e principalmente disciplina nas orientações médicas.
    Em breve postarei novos comentários da evolução do tratamento.
    Abraços a todos.
    Emerson

  163. Emerson Barroso Says:

    Caro Fábio,
    Esquei de lhe fazer uma pergunta.
    Após esses dois anos e meio da sua lesão, como está o seu tornozelo e também as atividades esportivas?
    Abraço

  164. fabio Says:

    Olá Emerson,

    Eu voltei pro taekwondo, cheguei a participar de um campeonato paulista e tudo está normal com o tendão / tornozelo.

    No momento estou sem fazer nenhuma atividade física pois estou com outra lesão no quadril que talvez será necessária a cirurgia!

    Abraços

  165. Diogo Says:

    Pessoal, no dia 04 de junho sofri um acidente de moto. Nem ando de moto, mas acabei pegando carona com um amigo, um carro entrou de maneira errada no cruzamento e nos atingiu em cheio! O carro pegou no meu pé e perdi um “pedaço” do meu calcanhar! Com ele também tive um rompimento parcial do tendão!

    Tive bastante sorte, fiz a cirurgia algumas horas após o acidente e correu tudo bem, inclusive não precisarei fazer incherto como se cogitava após o ato cirurgico.

    Estou há 15 dias usando uma tala de gesso no pé, vou ao médico hoje e pode ser que ele retire os pontos. Não vejo a hora de começar a usar a bota robocop e dar prosseguimento ao tratamento! E finalmente…voltar a andar novamente!

    Um abraço a todos!

  166. Emerson Barroso Says:

    Fábio, boa noite.
    Obrigado pela resposta. Bom saber que seu tornozelo está normal quanto às atividades do taekwondo.
    Perguntei isso pois minha idéia é retornar ao vôlei, já que não dá pra ficar sem. Minha esposa é que está mais preocupada que eu….ela quer que eu me aposente…hehehe.
    Abraços
    Emerson

  167. Diogo Says:

    Voltei ao médico no dia 18/06, ele tirou os pontos e me colocou para usar o robofoot. A ferida ainda não se fechou, mas está tudo encaminhado.

    O médio liberou para colocar levemente os pés no chão enquanto eu ando com muletas.

    Minha movimentação do pé parece normal, com ele inchando um pouco ainda. Porém ao puxar os dedos para cima (posição contrária ao tendão), sinto medo, parece que ele fica próximo de se soltar novamente.

    Na próxima semana voltarei no médico e darei mais informações sobre a minha recuperação.

    Queria deixar uma pergunta: em quanto tempo o tendão se reconstitui a ponto de liberar a movimentação do pé (apenas movimentação, sem falar em andar) sem risco de nova lesão?

    Abraço e boa recuperação a todos!

  168. junior Says:

    diogo, segundo lí em vários lugares a reconstituição do tendão é de 6 a 8 semanas, para iniciar a fisio.

    iniciei a fisio ontem com 62 dias. e hoj o fisioterapeuta forçou bastante meu pé p cima, só parou de forçar quando deu um estalo (meus gritos não adiantaram! rsrs), Mas correu bem.

    Fabio, por favor, vc teve algum problema na cicatrização. Apesar de eu já estar fazendo fisio, ainda tem um buraco de uns 4 mm, que não fecha. obrigado.

    Obrigado a todos! boa recuperação!

  169. Ricardo Says:

    Meu último comentário foi em 01/06.
    Após 20 dias pisando, inicialmente com o Robofoot e, nas sessões de fisioterapia, calçando tênis, a melhora é significativa. Diariamente, noto que há evolução nos movimentos e as dores vão diminuindo. A marcha ainda é lenta e com cautela; pé e perna ficam inchados facilmente.
    Nesta fase, as articulações, tendões, músculos e comandos do cérebro estão se reorganizando; e ficar na ponta do pé é muito difícil.
    Decorridos 65 dias da data da lesão, consegui retornar às atividades (dirigir, caminhar e trabalhar).
    A confiança no ortopedista e fisioterpeuta é imprescindível neste processo. Além disso, a dedicação nos exercícios de reabilitação é determinante para que o resultado final seja positivo.
    Agora os meus desafios são: parar de mancar e recuperar o movimento completo de ponta do pé.

    Abraço e boa recuperação!!

  170. Pedro Ferraz Says:

    Dei entrada no hospital para minha cirurugia.

    Va~fazer quases dois meses rompi quase que todo o tendão, mas não imobilizei como trabalho com informatica não forço muito, mas continuo andado ou melhor mancando

    TEnho uma curiosidade como você fizeram para tomar banho durante este longo periodo ?

  171. junior Says:

    Pedro, Eu amarrava um saco plástico na perna e amarrava com elástico, e colocava uma cadeira debaixo do chuveiro.
    Muito CUIDADO com os escorregões o banheiro é muito perigoso! Melhoras!

  172. Nilson Says:

    Pessoal, desejo muita sorte a todos voces. Leiam bastante, conversem com o seu medico e fisioterapeuta. É um periodo que a gente tem que passar, mas tao logo as coisas melhoram pra todo mundo e no fim vc vai ver que vc tambem melhorou. Tive uma ruptura completa do meu tendao direito no dia 09 de junho, cirurgia no dia seguinte, e tala gessada na posição equino. Hoje dia 24 fazem 15 dias da cirurgia e amanha irei retirar os pontos. Muita expectativa para minha proxima fase. Ainda sinto uma dorzinha no calcanhar quando vou dormir a noite. Um abraço a e boa recuperação pra nós todos.

  173. Renato Says:

    Bom Dia!
    Há uns 3 anos atrás rompi parcialmente o tendão do meu ombro esquerdo. Meu médico me receitou a musculação como forma de regeneração. Fiz algum tempo ai tive que abandonar a musculação por falta de tempo. Será que esse método realmente resolve ou somente mesmo a cirurgia?

  174. Sandro alves Says:

    pessoal, vou resumir aki o meu caso. Como a maioria, rompi total jogando bola no dia 20/3 e sem nenhum contato fisico. senti a famosa “sindrome da pedrada”. Mesmo assim, era suportável. fui no dia seguinte trabalhar mas ao passar pelo ortopedista, ele identificou a ruptura total. Fiz a cirurgia no dia seguinte ao do rompimento. ao sair do banho, fui me arriscar na muleta e escorreguei. CLaro que apoiei o pé que tava com tala no chao..Berrei muito de dor. O medico veio, tirou a tala e viu q o tendao tava ok, graças a Deus. Levei aquela rabada basica do medico..rsr..E fiquei entao 12 dias com tala gessada até abaixo do joelho e pé na na posição quase que 90 graus. Senti pouca dor durante este tempo. fiz bastante repouso, ainda mais depois do tombo…Ao tirar a tala, o medico colocou gesso por mais 35 dias.Tbm fiquei em repouco e claro que atrofiou a panturrilha que parece uma gelatinha..rrs.Entao inicie a fisio. hoje faz 100 dias. comecei com 02 mulatas, depois apenas a mulata canadense. agora to andando e voltei ao trabalho. só que ainda manco. e tbm dói legal ficar na posição de flexao plantar(ponta do pé) que é onde se exige muito do tendao+musculoa da panturrilha. como ainda tá atrofiada, tá dificil…continuo com a fisio mas nao to vendo evolução. faço alongamento, bicicleta, ultrasom. mas como a perna ta frca, ainda manco e tbm dói um pouco. alguma dica pra parar de mancar? Iniciar musculação?hidroginastica?

  175. fabio Says:

    Sandro,

    Eu só parei de mancar após a musculação. O médico me liberou pra musculação desde que eu fizesse exercícios sem impacto.

    Tente conversar com o seu médico.

    Abraços e melhoras

  176. Ricardo Says:

    Sandro,

    Hoje, faz 75 dias da minha cirurgia. Ainda manco, mas há evolução diária, principalmente após as sessões de fisioterapia : já fiz 20 e tenho mais 10 programadas. Ressalto que repito a série de exercícios diariamente.

    A fisioterapeuta orienta na utilização de: bicicleta, esteira, exercícios de flexão plantar, alongamento e musculação. O protocolo de recuperação está adiantado, segundo a avaliação do médico e da fisioterapeuta.

    Por isso, conforme o Fábio mencionou, é imprescindível uma conversa periódica com eles, pois os casos são distintos.

    Abraço e boa recuperação.

  177. Sandro alves Says:

    Caros Ricardo e Fábio, obrigado pelo retorno. Entao. tenho me dedicado muito a fisio desde o dia que tirei o gesso, embora o medica nao tava muito afim de liberar no inicio que tirou o gesso…Mas depois que conversei melhor com ele, ele liberou. Tem quase 02 meses que to na fisio.E como eu estava afastado do trabalho, fazia 2 x ao dia. De manha só exercicios(alongamento, bicicleta, exercicio de flexao plantar, equilibrio e depois gelo) e a tarde, só os aparelhos: TENZ, corrente russa para a panturrilha, ultrasom e mais gelo…Tenho força no pe, ele alonga legal. mas quando alongo, sinto ainda como se a pele do tornozelo estivesse rasgando, com aderencia. o medico disse que é normal ainda, no local da cirurgia, tá bem grosso na emenda do tendao…A fisioterapeuta tbm diz que faz parte e que é normal…. só tenho receio de passar o tempo e nao parar de mancar. Eu manco pois ao marchar, sindo dor no tendao ao flexionar o pé…mas subo e desço escadas na boa…Mas falta força ainda na panturrilha.Nao sei se a dor tbm vem porque a perna tá fraca..Com vcs aconteceu isto?Tenho consulta médica semana que vem e tenho estas perguntas a ele..Meu receio é o que ocorreu como jogador Adriano. Sei que ele vacilou e nao fez as sessoes de fiso direito mas precisou refazer a cirurgia pois depois de 01 ano, ele ainda mancava e nao conseguia ficar na ponta do pe..Eu consigo ficar desde que eu flexione os dois pés, com o peso do corpo dividido. Mas se eu ficar só no pé da cirurgia e tentar fazer a flexao plantar, é impossivel..o tendao queima…Vcs tbm passaram por isto?Será que para estes 100 dias, a fase que estou é normal?

  178. Ricardo Says:

    Sandro,

    O Fábio tem mais experiência no assunto.

    No meu caso, faz 80 dias desde a minha cirurgia e estou na mesma fase que você, ou seja, recuperar a força na panturrilha e parar de mancar.

    Conforme comentado pelo Fábio, a musculação ajuda muito nesta fase. Sinto que o tornozelo operado fica mais forte e confiante diariamente. Por exemplo, até 01 semana atrás eu não conseguia descer escadas normalmente. Ontém, já consegui.

    Então, é observar a evolução diária, manter-se confiante e conversar com o médico e fisioterapeuta.

    Abraço.

  179. Kleber Medina Says:

    Postei q rompi total meu tendão de aquiles, hj fazem 62 dias pós-cirurgia, estou na 6 sessão de fisioterapia levemente e com auxilio de muleta. Fiquei 55 dias com meia tala em equino, e qdo tirei não coloquei Robofoot, já fui direto pra fisio, pisando leve. Hj manco um pouco, sinto dor no tendao patelar (abaixo do joelho) tenho uma flexibilidade mto boa no tendao operado. Não sei se é ajudou, mas, mexia os dedos constantemente no periodo da imobilização. Abçs Kleber Medina.

  180. michel Says:

    Ola galera,
    Vou dividir minha experiencia com vcs,
    Rompi totalmente o tendão do pé direito,no dia 13/05/2012 sou lutador de jiu-jitsu e MMA,e ao aquecer pulando corda,quando aumentei a velocidade meu tendão rompeu.6 semanas sem por o pé no chão.com 45 dias ja dirigia e com 60 dias tirei a robofoot,andando com dificuldade.Hj 66 dias após a cirurgia me recupero bem,faço muita movimentação,alongamentos e exercicios em casa.além da fisioterapia e caminho,com muita força de vontade tudo ficará bem!
    Abraço

  181. Gislaine Says:

    Caro Sandro

    Sou a fisioterapeuta do Ricardo, ele comentou o seu caso durante a sessão de fisioterapia, depois de muito relutar, resolvi comentar o caso aqui também.
    Quero deixar claro que não tenho a menor pretensão de tornar esse comentário uma consulta, já que pra isso é necessário “no mínimo” fazer uma avaliação fisioterápica do caso.
    Muito bem … em casos como o seu é comum a demora na evolução, não sei se você notou, mas a maioria dos casos comentados aqui, foi utilizado robofoot no pós operatório, que é uma imobilização removível e que permite a higiene e algumas atividades acompanhadas do profissional responsável.
    Com relação á pele do tornozelo “quase rasgando”, isso é normal, e é exatamente uma aderência que se forma entre a cicatriz e o tendão, não é por causa disso que você manca, provoca desconforto, mas o “mancar” é realmente por falta de força e alongamento, os músculos da região tem que “reaprender” o movimento depois de tanto tempo imobilizado.
    Fique tranquilo, e siga rigorosamente a orientação do seu médico e fisioterapeuta, quanto ao prazo, você é uma pessoa única, que tem suas dificuldades e prioridades e não pode ser igualado e nem comparado a ninguém, no tempo necessário para o “seu” corpo se reabilitar você ficará bom.

    Melhoras !!

  182. renato dávila Says:

    rebentei o tendão de aquiles 3,7 cm e estou desanimado não fiz cirugia e ja estou 5 meses na fisioterapia,agora tem muita fibrose e não posso mais fazer fisioterapia

  183. Pedro Ferraz Says:

    Alguem depois que rompeu o tendão conseguiu fazer flexão plantar.

    Já vão fazer 3 meses o indicativo e cirurgico, demora para o resultado preciso, diagnostico errado inicial, demora do plano para aprovação e agora um exame que o cardiologista solicitou para liberar para cirurgia.

    Hoje consigo fazer flexão plantar não caberia um reavaliação ?

    Outro observação importante desde que rompi não usei nenhum tipo de imobilização.

  184. Nilson Says:

    Ola Pessoal
    Após 45 dias da cirurgia, cicatriz ja consolidada sem complicações, fui liberado pelo meu medico pra fazer as 10 seçoes de fisioterapia e descarga moderada com auxilio de muletas mas ainda utilizando o robofoot. Meu Pe esta inchado o que e normal. Agora começa a segunda fase, fazer uma boa fisioterapia, e se alguem tiver alguma dica ta valendo.

    Um abraço e sorte a todos

  185. Wender Deladier Says:

    Ola pessoal, gostaria de deixar o meu relato. Rompi completamente o tendão da perna direita no dia 06/06/2012 jogando peteca. Após aproximadamente 2 horas jogando, numa simples passada, ouço um barulho muito alto e caio. A partir daí não consigo mais pisar. Não senti dores na hora, somente um ardor na panturrilha. Descobri que meu ortopedista de confiança não estava atendendo, então fui a um médico de plantão, que pediu a ressonância. Fiz ressonância 5 dias depois, a qual constatou o rompimento total. Decidi procurar o meu médico de confiança novamente. Para a minha surpresa ele tinha acabado de voltar a trabalhar depois de se recuperar de uma ruptura de tendão. Fiquei mais tranqüilo, pois além de ser ortopedista, acabara de passar pelo mesmo problema. Fiz a cirurgia no dia 21/06/2012. Deixei a sala de cirurgia engessado até o joelho. Senti uma dor insuportável por pelo menos 8 horas após o efeito da anestesia, remédio nenhum cortava a dor. Fui liberado no outro dia já sem nenhuma dor. Após 34 dias de muito repouso e sempre com a perna pra cima, retirei o gesso dia 24/07/2012. Então o médico me pediu para comprar uma bola de plástico e fazer alguns exercícios em casa. Hoje 27/07 estou em casa, pressionando esta bola na parede com a ponta do pé e deixando voltar até o meu limite. Faço isto durante uns 20 minutos 2x por dia. Até o momento está tudo bem. Continuo usando muletas e sem pisar. Começo a fisioterapia na clínica dia 06/08/2012.

  186. Tiago Silva Says:

    Olá a todos e muito obrigado por colocarem suas experiências neste blog .
    Seguindo o mesmo roteiro rompi o tendão em uma partida de futebol no dia 26/07, com o mesmo sentimento de pedrada e tudo mais , um presente de aniversário não muito legal , rsrsrsrss . Minha cirurgia está marcada para quarta feira dia 02/08. Meu médico me explicou que irá fazer uma cirurgia com pequenos cortes ,ou seja uma artroscopia , usando assim um fio para fazer a junção do tendão , alguém já passou esta cirurgia ou todos foram feito com corte maior ?( o mais comum ) .

  187. Tiago Silva Says:

    E muito obrigado ao Fábio por criar este blog , me ajudou bastante a entender um pouquinho mais essa nova etapa da minha vida!

  188. Sandro alves Says:

    Cara Gislaine, muito obrigado pela opiniao e comentário, ainda mais sendo de uma profissional da área…Semana retrasada voltei ao medico que fez a minha cirurgia. Ele insiste que nao preciso de fisioteria e sim de andar.Como já fiz mais de 2 meses de fisio, ele entende que nao vai ajudar em mais nada pois esta´bem alongado e que nao tive nenhuma retração após a cirurgia. E pra pegar força, somente andando ou até fazendo natação, que foi o que ele me indicou. Começo esta semana. Só que como no local da cirurgia tá vermelho e quente, ele pediu um ultrasom. E o resultado foi que tá com processo inflamatório..Retornei ao medico e perguntei a ele do porque. Ele disse que pode ser o tendao que tá com uma alergia com o fio de nylon que ele usou para a sutura mas que é normal.E que eu devo ter paciencia. De fato, nestes ultimos 20 dias evoluiu. O que era quase impossivel de se fazer, que é andar na posição flexao plantar(ponta dos pés) já tenho conseguido e sem quase dor. Antes eu nao conseguia. Hj já consigo andar assim e ficar na ponta do pé.Mas ainda sinto pouca fraqueza na perna e manco bem menos.Entendo que tá evoluindo. Mas me incomdou a “inflamaçao”…Nao sei se os casos aki passaram pela inflamação…Mas de qualquer forma, vou procurar outra opiniao medica.

  189. Wender Deladier Says:

    Caro Tiago Silva, um vizinho meu tambem rompeu o tendao e fez artroscopia. O pe dele nao esta legal, ta muito inchado e ele ta mancando muito. Nao sei se foi porque ele guardou pouco repouso ou foi consequencia da cirurgia. Conversei com o meu medico sobre esse metodo, e ele nao recomendou. O meu corte foi de aproximadamente uns 10cm. Nao seria melhor uma segunda opiniao medica? Abracos.

  190. Pedro Ferraz Says:

    Após 3 meses de ruptura do tendão de aquiles em quase 90% e sem usar nenhuma imobilização e com cirurgia marcada finalmente fui no ortopedista ontem e ele abortou a cirurgia, falou que houve cicatrização, solicitou ultrasom e 10 sessões de fisioterapia sem carga, que exercícios seriam estes ?

    Eu já fazia com 2 meses flexão plantar com apóio e sem apoio.

    Quem já fez as primeiras fisioterpia para o tendão de aquiles sem carga poderia que
    me dizer que exercícios são estes ?

  191. Luiz Fernando Says:

    Pessoal,

    Estou acessando see blog pela primeira vez. Tive rompimento total do tendao de aquiles da perinea direita, jogando futebol, em um sabado no finalzinho de janeiro. Fui operado no Domingo, e passei por todas as fases. Hoje, passados 6 meses, ja voltei a exercicios regulares e face musculacao. Sempre fui esportista, e tenho 66 anos. A recuperacao foi normal, e a unica sequel – se eh que possa chamar assim- eh que o tendao ficou muito grosso. Nao consegui ainda do meu medico uma resposta definitiva, e indago se outros tambem ficaram com o tendao muito espesso ( o dobro do outro tendao).

    Abracos aos amigos aquilianos!

    Luiz Fernando

  192. Luiz Fernando Says:

    Escrevendo com iPad americano muitas vezes o texto acaba saindo com palavras. Erradas, mas acho que todos irao entender o que escrevi.

  193. Luiz Fernando Says:

    Reenviando, devidamente corrigido.

    Estou acessando esse blog pela primeira vez. Tive rompimento total do tendão de aquiles da perna direita, jogando futebol, em um sábado no finalzinho de janeiro. Fui operado no domingo, e passei por todas as fases. Hoje, passados 6 meses, ja voltei a exercicios regulares e faço musculacao (há dois meses). Sempre fui esportista, e tenho 66 anos. A recuperacao foi normal, e a unica sequela – se é que possa chamar assim- é que o tendao ficou muito grosso. Não consegui ainda do meu medico uma resposta definitiva, e indago se outros tambem ficaram com o tendão muito espesso ( o dobro do outro tendão).

    Abracos aos amigos aquilianos!

    Luiz Fernando

  194. Sandro alves Says:

    Caro Luiz Fernando,
    tenho 39 anos. Tive rompimento total do tendao e hoje, após 4 meses de cirurgia, fisio, praticamente voltei a vida normal. nao to ainda conseguindo correr mas to fazendo natação. E meu tendao tbm ficou bem grosso e foi motivo de quetionamento ao meu medico. Ele disse que com o tempo a tendencia é diminuir um pouco mas nunca ficará como o tendao “sadio” pois afinal, foi feito uma sutura. Portanto, é normal ficar assim…

  195. Givaldo Says:

    Olá, após 3 meses de cirurgia (ruptura total dos extensores do dedos do pé)fiz uma ressonancia para ver a situação pois ainda nao consigo elevar os dedos, e incha muito. Bem no exame a unica coisa estranha que deu foi que os tendões extensores dos dedos encontram-se bastante espessados. O que isso significa é normal? pelo que vi na imagem onde foi rompido ficou mais grosso, como se tivesse aumentado, isso é normal, ainda nao falei com meu medico e fisioterapeuta. Abraços.

  196. MARCOS Says:

    rompi meu tendao e fikei 2 meses com ele rompido depois operei e meu medico fiz um encherto da panturrilha mas a cirurgia nao doeu nove meses depois ja correndo mas ainda dói um poko a parte da frente do pé e as vezes queima meu calcanhar, será q ja posso jogar bola

  197. Pedro Ferraz Says:

    Oi pessoal.

    Tive um rompimento de 90% do tendão não usei imobilização, mas depois de 3 meses foi aprovado a cirurgia chegando no médico e ele falou que cicatrizou e estou 5 sessão de fisio.

    Quais são os exercicios que você fizeram na fisioterapia e quantas sessões foram necessarias para voltar a andar normalmente ?

  198. Juliano Guerra Says:

    Olá, rompi meu tendão (muito inflamado) da perna direita em 28 de novembro de 2011. 45 dias sem pisar no chão, mais 15 com robofoot pisando pra depois poder começar a fisioterapia. 5 meses depois da cirurgia treinei jiu-jitsu normalmente e joguei futevolei (areia) bem de leve. O médico pediu que eu esperasse pra jogar com 6 meses pois era um tempo de segurança.
    Tinha voltado as atividades normalmente e dia 31 de julho de 2012 rompi o tendão (pouco inflamado) da perna esquerda, suponho que tenha sido a sobrecarga.
    O pior de tudo foi ouvir de um médico que isso é a coisa mais normal do mundo, “é normal romper um e depois romper o outro”… rs… isso deve ser normal pra ele… rs…
    O lado bom disso tudo é que além de não romper mais o mesmo tendão depois da cirurgia, rs, é o que dizem, eu tinha guardado ainda as muletas e o robofoot, rs…
    Hoje está fazendo 35 dias de cirurgia e o médico me liberou pra andar de robofoot pois preciso voltar a trabalhar, mesmo que seja usando muletas fora do ambiente de trabalho (academia)… depois de 45 dias começo a andar normal de robofoot e com 2 meses começo a fisio!

    IMPORTANTE:

    Respeitar o prazo mínimo pra cicatrização do tendão, 6 semanas e bedecer sempre as ordens médicas…

    Um amigo de academia rompeu o tendão e na primeira semana escorregou em casa e forçou o pé, resultado, rompeu novamente e teve que voltar a estaca zero. Tomem cuidado!!!

    Abraços e boa recuperação a todos!!!

  199. junior Says:

    oi gente. Estou com 5 meses e me parece, por todos os relatos aqui e por muito outros que lí, estão todos “bem”(rs), quero dizer normais.Passei por todas essas duvidas, inclusive com atraso na cicatrização, mas posso dizer que há uma evolução diária. Meu tendão está bem mais grosso!

    abraço à todos! Paciència, cuidado. boa recuperação.

  200. Rafael Says:

    Tive uma ruptura de tendão, atingiu cerca de todos os flexores, Nervos Ulnar e Mediano e um pouco no Radial na zona 5 da mão.
    Da uns choques, queima e dar encomoda muito. tenho cerca de 12 dias pós-cirugia.
    Isso é normal?

  201. Givaldo Says:

    Caro rafael,tive um acidente de moto no qual tive um corte profundo no dorso do pé, onde os 4 tendões extensores foram cortados, já tenho 4 meses pós-cirurgia e ainda sinto choques no pé, mas esta reduzindo, de maneira lenta mais está. Quanto a “queimação” que vc se queixa tbm sinto, parece que tem pimenta da cicatriz,ah e meu pe´ainda esta inchado. Abraços e boa recuperação. O tempo e a paciência são os melhores remédios.

  202. Rafael Says:

    Givaldo, o meu tem 2 semanas pós cirugia mas o meuHoje fui tirar os pontos, tinha 22 pontos e só tirei 15 pontos.

    A ortopedista disse que fico mais 3 semanas imobilizado e que são mais ou menos 40 seções de Fisioterapia. Boa recuperação a todos!

  203. lele Says:

    oi pessoal tudo bem eu passei por duas cirurgia de tendão a primeira jogando bola rompeu total 1,5 e logo a pós tirar i gesso fui andar de moto e torneei o rom pelo foi erro meu msm agora estou comendo de sequelas sera q vai ocorrer algo alguém ai já passou por isso

  204. Ricardo Says:

    Meu último comentário foi em 07/07/2012. Hoje, após 05 meses de cirurgia, já caminho normalmente, mas ainda não recuperei completamente o volume da panturrilha. A musculação que auxiliará.

    Vejam que a disciplina no cumprimento das orientações do ortopedista e fisioterapeuta é fundamental. É evidente que a qualidade dos profissionais é tão importante quanto…no meu caso, encontrei dois profissionais espetaculares.

    Abraço,

    Ricardo.

  205. Orlando Says:

    tenho 50 anos e retornei a praticar esportes …atletismo, arremesso de peso , dardo e disco. esporte de força e explosao…
    treino ja a dois anos…e agora comelou a doer o tendao de aquiles…
    sera qeu ele vai romper…?
    existe cirugia de reforçaõ para eu nao ocorra o rompimento?

  206. hugo Says:

    eu tive um assidente de moto e rombi o tendao da perna direita ja tem 15 dias cheguei a opera quantos mes ou semanas que vai demora para mim anda…

  207. Cris Falls Says:

    eu tb tive lesão no tendão há quase 4 meses, 2 engessada, fiz 17 seções de fisio mas ainda sinto rigidez no local da cirurgia vcs tb sentem isso?

  208. Ricardo Says:

    Olá Cris! Sim, a rigidez eh normal. Eu operei em 16/04/2012 e agora que começo a caminhar quase sem mancar. Por exemplo, ao caminhar, ainda sinto leves dores na panturrilha. Realmente, a recuperação êh lenta. Boa sorte!

  209. Siloé Wanderley Says:

    Tive ruptura total de tendão de aquiles, no dia 28/10/12, fiquei 40dias com gesso agora estou 2meses e 17 dias sem nenhuma proteção vou ao medico no dia 17/01/13 , e horrivel ,aluguei uma cadeira de roda para não sacrificar o outro , o ferimento cicatrizou em 1 mes e meio estou a disposição para ajudar a quem precisar

  210. Josué Junior Says:

    Tenho 32 anos e jogando futebol tive ruptura total do tendão de aquiles no dia 5/1, após todos os procedimentos pre operatórios, fiz a cirurgia no dia 22/1 (cirurgia muito tranquila e rápida), tive alta do hospital no dia seguinte. Fiquei 7 dias com tala gessada na posição equino e quando retornei ao médico ja colocaram uma nova tala gessada na posição 90 graus. Fiquei mais duas semanas com essa tala e ontem (tres semanas após a cirurgia) coloquei o robofoot. O médico pediu para que eu fizesse leves exercícios de flexao e extensão de pé por duas vezes ao dia. Segundo ele, eu já começarei a fisioterapia na proxima semana pois essa é carnaval.
    Desejo muita fé e paciencia a todos que estão passando por essa situação.
    em breve postarei a evolução do meu caso.

  211. edipo ferreira Says:

    ola ricardo eu levei uma pancada muinto forte no tendao e acho que teve ruptura mais vou ver amanha na eco mais todas rupturas tem que fazer cirugia? valeu abcs

  212. Arlindo Says:

    Olá pessoal!
    Foi ótimo ler seu relato sobre a ruptura de tendão de aquiles, pois estou passado pelo mesmo problema. Dia 18 de fevereiro estava participando de um jogo de futebol na faculdade, que na verdade era um jogo aula, aliás eu nem jogo futebol, veja só a ironia do destino, mas vamos à minha história: – Após o acidente fui ao ortopedista que detectou a ruptura e no dia seguinte já fui operado e sai do hospital com gesso quase até o joelho e a posição do pé apontando para frente (equino). A cirurgia correu tudo bem, mas eu tive reação da anestesia raque, pois levantei a cabeça e dizem que foi isso. Foi uma coisa horrível, dor de cabeça insuportável, ânsia e queda de pressão, fiquei um dia todo no hospital só tomando medicamento para melhorar desse mal estar. Depois disso tive que ficar mais 3 dias só deitado e tomando muita coca cola e chá mate, pois segundo o médico a cafeína ajuda a eliminar os efeitos da anestesia, o que deve ser verdade pois 3 dias depois eu já esta sem nenhum mal estar. Com 7 dias o médico retirou os pontos e a cicatrização estava perfeita. Com 25 dias o médico retirou o gesso e me deixou com o pé livre e me disse parra começar a fisioterapia daqui a uns 10 dias, vai dar 5 semanas certinho. Hoje está fazendo 29 dias da cirurgia e nesse período fiz 2 curativos por semana e continua tudo bem, mas mesmo sem o gesso apenas sinto que a circulação aumenta no pé quando baixo a perna, parece que tem um coração pulsando no pé. O médico me disse para apenas encostar o pé no chão (NÃO ANDAR)apenas e ir fazendo movimentos, creio que é para ir destravando o tendão, pois está bem curto e ainda não consigo deixá-lo na posição 90º, mas estou tentando bem devagar, afinal só de 29 dias, então eu vou até no limite, quando estica eu não forço. Quando voltar no médico daqui a 10 dias farei perguntas sobre como proceder em relação à essa rigidez e se até que ponto eu posso exercitar. Coloco um pé do lado do outro e fico comparando pra ver se houve evolução, mas na verdade é muito recente, acontece que agente fica ansioso por resultado, mas sabemos que o tempo e a paciência e muitaaaa dedicação são fundamentais para uma perfeita recuperação. Ah.. ia me esquecendo! – para minimizar os efeitos de perda de massa muscular comprei um neuro estimulador muscular (utilizado por fisioterapeutas) eu tenho feito eletro estimulação nas duas coxas todos os dias 2 x de 30 minutos em cada grupo muscular – (anterior e posterior de coxa) Obs. isso foi possível porque como estou cursando Educação física, na faculdade aprendi a trabalhar a musculatura da forma correta. Para quem é leigo eu não aconselho, a não ser através de um profissional dessa área. Bom, por ora é isso. Grande abraço!

  213. Arlindo Says:

    Olá pessoal!
    Voltei ao médico dia 19/03 (25 dias de gesso após a cirurgia) e ele retirou o gesso e não colocou mais nada, fiquei com o pé totalmente livre. Ele me disse para fazer pequenos movimentos e penas apoiar o pé bem leve no chão sem mudar o passo (aliás nem dá pra fazer isso) – Passou 10 sessões de fisioterapia para eu iniciá-las em 10 dias, ou seja: com 35 dias após a cirurgia.
    MINHA DÚVIDA: meu pé está super travado e já faz 8 dias que retirei o gesso, sinto como se tivesse algo prendendo o pé na posição equino (apontado pra baixo) será que com a fisio ele destrava? Alguém pode me dizer se ficou bastante dias travado também? Abraço à todos!

  214. dayson balzani Says:

    Boa noite! Cada médico tem seu sistema. Eu rompi, operei, após 48h da cirurgia tirei o gesso,fiz uma limpeza nos pontos e coloquei o robofot. 15dias depois da cirurgia tirei os pontos e no dia seguinte comecei a fisioterapia. fiz algumas sesões. Operei no dia 26/08 e no dia dia 20/10 andei a primeira vez sem muletas…hoje jogo bola e tenho os movimentos 90% precisos. Espero ter ajudado!!

  215. Ricardo Says:

    Quase 01 ano de cirurgia e parece que foi ontem. Tenho movimentos normais, mas ainda nao recuperei a forca total na panturrilha. Realmente, somente o tempo para ajudar-nos, neste tipo de lesão. Tenho receio de jogar futebol e acho que, definitivamente, pendurei as chutarias…..quem sabe em uma próxima vida!

  216. Uilton Nobre Says:

    Bom no 19 de janeiro desse ano rompi meu tendao em um acidente de trabalho ,fiz a primeira cirugia fiquei uns 2 meses com uma dificuldade de andar , cheguei a fazer fisioterapia mas quando fui ao medico ele passou uma ressonancia magnetca e foi constatado Ruptura completa do tendao que aquiles , fique sem entender porque tava rompido , sendo que ja tinha feito uma cirugia, fiz ua outra cirugia dia 17/04 foi colocado um pino no meu tendao para reforça-lo , hoje fazem 31 dias que a cirugia foi feita , meu medico ja me liberou para andar com a robofoot , dia 17/05 ja posso andar sem a bota e para tocar bateria (meu estrumento) o medico ja passou 15 sessões de fiosioterapia , e daqui tres meses ja posso começar a correr , Tenho 16 anos , o medico disse que a recuperação e bem rapida por conta da minha idade , se bem que esta sendo mesmo .

  217. messias nobrega Says:

    olá;sofrir um corte no tornozelo e já cicatrizou e dei um salto com o pé lezionado e foi uma dor criou um edema grande entre a panturrilha eo tendão depois fui ao ortopedista ele passou anti-inflamatorios e compressa de gelo e diminuiu o edema externamente então ortopedista passou uma ultrassonografia e foi constado um processo inflamatorio(tenho todos os movimentos do pé;mas não consigo ficar na ponta dos pés e ando mancando e paresse que estou sem força na perna)

  218. Crystian Vasconcelos Says:

    Olá galera!
    Rompi o meu tendão dia 21 de abril deste ano e foi uma ruptura total segundo o medico então eu fiz a cirurgia e desde então eu to em repouso e com o gesso na perna tem algum problema em fika só com o gesso sem trocar pelo robofoot? e em relação a perna afina dentro do gesso isso é algo comum devido a imobilização da perna?eu tenho 18 anos e segundo o medico vou me recupera bem rapido e vo tira o gesso daqui 10 dias sera que posso dar inicio a fisioterapia logo em seguida ? e em relação a fisioterapia é muito doloroso?
    vlw galera!

  219. Tiago Lobato Says:

    Olá, rompi meu tendão de Aquiles faz 8 dias hoje, foi rompimento quase total, o médico optou pelo procedimento conservador, ou seja, sem cirurgia. Estou usando gesso até a metade da coxa, tenho ficado sentado ou deitado com as pernas em cima da cama ou do sofá. Todas as vezes que preciso levantar para ir ao banheiro ou beber água é um sofrimento só. Não sei se é o sangue descendo com mais intensidade ou a força para me equilibrar com uma perna só (mesmo com as muletas). Quando volto a posição de descanso as dores começam a diminuir até cessar. A uns dois dias tenho sentido uma tremidinha gostosa na lateral do pé. Não sei explicar o que é nem porque acontece, mas tenho sentido isso após relaxar completamente. Estou tomando remédio de 6 em 6 horas, algumas vezes tomo de 12 em 12 pois descobri que os remédios anti inflamatórios ou relaxantes musculares,( não sei exatamente qual dos dois segmentos) contribui para a perca de massa muscular e isso é o que menos quero nesse momento.
    Vi um comentario sobre a possibilidade de ter trombose. O médico não me falou sobre isso, na realidade ele não me falou sobre quase nada e como estava sentindo bastante dor não tive interesse em ficar batendo papo. Vou encontra-lo daqui a aproximadamente 16 dias. Acredito que ele vai falar o que preciso saber de fato. Queria saber se aqueles que passaram pelo processo conservatórial, ou seja, (sem cirurgia) se sentiram essa dor ao levantar também. No mais, desejo uma boa recuperação a todos.

  220. patricia lopes Says:

    ola fabio.rompi o meu tendao de aquiles,fazendo step na academia,fiz enxerto do tendao,fiquei 4 meses de tratamento,fazendo 20 sessoes no total de fisioterapia,agora voltei a trabalhar faz 14 dias doi muito o meu calcanhar,e ainda ando mancando,quero saber o q vc fez para minizar as dores e o andar manco,e quanto tempo vc ficou assim.

  221. Sonia Says:

    Alguem já passou porisso e pode me ajudar?

    Devido fratura no tornozelo , foi feito cirurgia para colocar pinos e parafuso e fiquei quase 40 dias com tala gessada com o pé na posição equino.Devido muito tempo imobilizado , meu pé “travou” nessa posição e não consigo colocar o calcanhar no chão . A fisioterapia resolve isso ?

  222. fabiano Says:

    OLA Fabio operei o tendão do pe direito no dia 17\10\2013 já faz 68 dia que fiz a cirurgia ainda não estou fazendo fisioterapia estou com muletas devido o meu peso o medico falou para eu não abusar estou com a bota toda vez que coloco a bota o tornozelo ficar inchado mas não esta doendo vou começar a fisioterapia em janeiro com 47 dias de cirurgia eu abusei andando sem muletas o tornozelo ficou inchado o medico para eu não abusar da forte

  223. welkington Says:

    Ola todo mundo !
    Tive o ronpimento total no dia 31 de dezembro
    Falta de sorte kk
    Fiz a cirurgia no dia 4 de janeiro
    Dia 28 de fevereiro dois meses da minha cirurgia Tirei a tala com gesso ontem
    Mas ainda nao posso pisa no chao dia 7 volto pra talves começa minha fisuterapia
    E normal esse tempo ?
    Valeu pelos comentarios ai
    Da um alivio sabe q vc naun foi o unico a passa por isoo
    Eu queria sabe se na primeira semana de fisiuterapia ja começa a andar ?

  224. alessandro Says:

    eu queria sabe quantos dia demora pra mexe o pé ,tive um rompimento total no tendao de achilles?

Leave a Comment

Your comment

You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Please note: Comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.