Categorias
Java Programação Vida

Novo Site do PagSeguro

O novo site do PagSeguro não foi apenas uma melhoria no código antigo, foi muito mais que isso. O novo site do PagSeguro foi a reescrita completa de um enorme sistema que estava em produção.

A entrada em produção começou no dia 30/10/2009 no início da noite, onde o sistema antigo foi alterado para não permitir a utilização do saldo nem o login dos usuários. Após um certo tempo, a migração de dados do sistema antigo para o sistema novo foi iniciada. Essa parte deve ter demorado em torno de 10 horas. Após isto, o novo sistema foi liberado para o pessoal que estava dentro do UOL para a homologação. Foram encontrados alguns problemas (nada sério, ex.: tela de consulta do CEP no cadastro não estava funcionando) que foram corrigidos de forma fácil e rápido. Após essa homologação o sistema foi liberado para os usuários no dia 01/11/2009 às 01:11:11.

Essa reescrita de sistema envolveu desde uma remodelagem completa do banco de dados (também foi trocado de SQLServer para Oracle), troca de linguagem de programação (.Net para Java), e duas coisas críticas: troca de conceitos e de regras de negócio.

A troca de conceitos deve-se ao novo jeito que as transações são vistas no sistema. Antes, cada movimentação de dinheiro (ou movimentação financeira) era feita através de uma nova transação. No novo PagSeguro cada intenção de compra, adição de fundos, etc, cria apenas uma transação, sendo que esta transação pode possuir diversas movimentações financeiras associadas.

Outra mudança grande é a maneira como o saldo é “calculado”. Antes, o sistema recalculava o saldo do usuário à partir dos status das transações. Este jeito era extremamente lento. O novo sistema consolida o saldo do usuário, sendo que sempre que é necessário saber o saldo não é necessário fazer cálculos. Essa é a mesma abordagem utilizada por diversos bancos.

Basicamente, esse projeto (na visão de desenvolvimento) durou aproximadamente 1 ano e 9 meses. Durante esse tempo todo tivemos que resolver diversos problemas, tivemos diversas brigas, diversas alegrias e diversas discussões.

Apesar de tudo: obrigado a todas as pessoas que ajudaram de alguma forma com este projeto e boa sorte pra todos nós!

Agora só falta a cervejada para comemorar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

css.php