Rompimento do tendão de aquiles – Recuperação

8:47 am Taekwondo, Vida

Após 61 dias de cirurgia (26/12/2009) voltei a dirigir.

Estou conseguindo dirigir por um bom tempo e não tenho dores.

O problema ainda é que no final do dia meu pé fica extremamente inchado e tenho que fazer compressa no tornozelo para diminuir o inchaço.

34 Responses

  1. Angélica Says:

    Olá Fábio,

    Meu Noivo houve a ruptura total do tendão jogando bola e estou acompanhando sua recuperação ele operou dia 18/12. Porém está muito preocupado com relação ao trabalho dele, já que no momento ele está de férias e volta a trabalhar dia 11/01. Como na profissão dele é necessário fazer esforços fisicos e trabalho com os pés ( LInha de produção), está muito preocupado se fará o trabalho normal… qualquer coisa comunica!
    E melhoras pra vc.

  2. Euripedes Santos Ferreira Says:

    Fábio, bom dia. Seu caso é idêntico ao meu. Rompí completamente o tendão de aquiles jogando futebol.Fiz cirurgia e estou em recuperação.Já retirei o gesso, mas ainda não fui liberado para pisar ou andar com o pé lesionado. Mas o pé está muito inchado. Como voce tratou o seu para diminuir o inchaço? Se não diminuir vai ser difícil voltar a trabalhar, pois eu ando muito no trabalho. Sou chefe de manutenção industrial. Agradeço uma troca de idéias. Um abraço.

  3. fabio Says:

    Olá Euripedes, o único local que ficou inchado foi o tornozelo e o local onde foi feita a sutura do tendão. Durante a fisioterapia, antes de começar, era feita uma compressa de água quente, e após o término da sessão uma compressa de gelo. Isto ajudava bastante a desinchar, mas mesmo assim, durante as primeiras semanas o meu tornozelo ficava bem inchado. Atualmente, ele ainda está inchado, mas bem menos do que quando estava voltando a andar (hoje por exemplo já está quase do tamanho normal).

    Qualquer coisa é só me mandar emails que a gente conversa mais,
    Abraços e boa recuperação

  4. weidson melo da costa Says:

    Olá boa noite! fiz a cirurgia do tendão de aquiles dia 13 de janeiro foi retirado centimetro e estou fazendo fisioterapia, ja voltei a trabalhar mais o meu pé continua inchado sempre que ando o que posso fazer ,sera que com mais tempo esse inchado deve acabar?

  5. fabio Says:

    Olá Weidson,

    Comigo faz mais de 5 meses que operei e meu pé ainda continua inchado (eu consigo ver a diferença quando eu coloco o tênis).

    O que meu fisioterapeuta recomendou foi fazer compressa de gelo todos os dias!

    Abraços e boa recuperação.

  6. paulo Says:

    ola meu nome é paulo rompi o tendao de aquiles jogando bola faz 2meses e 20 dias ja estou andando um pouco mas estou sentindo dores na regiao lombar sera que eu fiz alguma burrada

  7. fabio Says:

    Olá Paulo,

    É difícil falar o que acontece. O ideal é perguntar ao seu médico, mas eu chutaria que você deve estar forçando a região lombar para não forçar a perna machucada.

    Abraços

  8. marcelo Says:

    ola meu nome e marcelo eu cai de uma escada e rompi o tendao e fiquei dois meses com gesso, meu pe na posiçao esticado,fiquei mais duas semanas com uma tala que vai ser tirada na proxima quarta,sera que ouve erro medico?

  9. fabio Says:

    Olá Marcelo, não acho que houve erro médico. O que eu reparei é que esse tratamento varia muito de médico para médico e de paciente para paciente. Eu li o caso de um rapaz que ficou quase 4 meses sem colocar o pé no chão por causa do peso dele.

    Abraços

  10. reginaldo de oliveira Says:

    ola meu nome e reginaldo ronpi o tendao de aquiles dia 2 de novembro ja tenho 4 meses + ainda meu pe incha muito n doi mais e uma sensaçao muito estranha pois quando ele esta enchado n consigo nem mecher o dedo e eu me preocupo porque ja tenho que voltar a trabalhar e tambem faço muito esforço.
    Sera que meu pe vouta ser o mesmo que antes.

  11. reginaldo de oliveira Says:

    ola meu nome e reginaldo ronpi o tendao de aquiles dia 2 de novembro ja tenho 4 meses + ainda meu pe incha muito n doi mais e uma sensaçao muito estranha pois quando ele esta enchado n consigo nem mecher o dedo e eu me preocupo porque ja tenho que voltar a trabalhar e tambem faço muito esforço.
    Sera que meu pe vouta ser o mesmo que antes?

  12. fabio Says:

    Olá Reginaldo, já faz mais de 1 ano que rompi o tendão e meu pé está normal!

    Ele não incha mais e não sinto dores. Voltei a fazer tudo que fazia, normalmente.

    Tudo é uma questão de tempo.

    Melhoras

  13. reginaldo de oliveira Says:

    oque eu fasso pra tirar o inchasso do meu pe ?

  14. reginaldo de oliveira Says:

    eu fasso fiseuterapia mais n adianta o meu pe ainda te enchado eu eu ja fiz a cirugia a 4 meses.
    oque eu fasso pra tirar o inchasso do meu pe ?

  15. reginaldo de oliveira Says:

    cirucia do tendão de aquiles

  16. carlos souza Says:

    olá rompi o tendão de aguiles em 5centimentro hoje tenho 50 dias de operado já estou andando meu pé esta quaze sem enchaço alqum será que pisei cedo de mais?

  17. william Says:

    olá! meu nome é wiiliam.fiz cirurgia, a 10 dias, meu retorno ao ortopedista é daqui a 6 dias estou um pouco preocupado , pois, quando fico em ´pe lógico sem colocar o pé operado no chão sinto uma dor repuxando as vezes bem forte. será que é normal?

  18. Gilson Cruz Says:

    Rompi o tendão em uma partida de futebol, hoje está fazendo 62 dias da cirurgia, ja estou na 10 seção de fisioterapia, comecei a dirigir com 52 dias, o inchaço é normal na região do tornozelo e onde foi feito o remendo do tendão, recomendo compressas de água quente e gelada, vai ajudar a melhorar, isso que estou passando foi recomendação do fisio.. já irei ser liberado para fazer musculação para ajudar a enrrigecer os musculos da pernas, segundo meu medico ira ajudar bastante em minha recuperação…Boa sorte a todos

  19. Ricardo Santos Says:

    Olá no dia 30 março de 2012, rompi o tendão de aquiles, jogando futebol

  20. marcos Says:

    fiz a cirurgia de tendão mas demorei demais para fazer daí meu medico me falou que tirou um pedaço da panturrilha e enchertou só que fazem 6 meses e ele continua inchado e com dores no calcanhar o que fazer?

  21. josé Says:

    Marcos, fiquei 53 dias com o tendão rompido, fiz o enxerto que os médicos chamam de transposição, que é tirar duas fitas do proprio tendão e fazer uma amarração para reforçar a emenda, é normal, fiz no final de outubro, não sinto mais dor nem incha também, ando normalmente, posso correr só não voltei a jogar bola.
    Acho que pelo tempo o seu caso já era para estar normal também, você devia procurar o médico que te operou para saber o porque desta dor e inchaço.
    Espero ter contribuido, um abraço.

  22. marcos Says:

    ja fazem 9 meses que operei o tendao e ainda da uma queimada no torno0zelo mas a cirurgia nunca doeu, será que ja posso jogar bola, pois corro normalmente

  23. Marco Gaspar Says:

    Boa tarde, me chamo Marco e escrevo de Portugal,fui operado ao tendao de aquile a 16 Julho e tenho uma tala de gesso desde essa altura. Este fim de semana caminhei bastante,não sobre o pé da lesão mas este andou bastante pendurado…ao mais que a medicação que estava a tomar eu deixei por tres dias (medicamento era o Xarelto,anticoagulante). Esta semana tenho pé bastante inchado e com algumas dores, será que voltei a romper o tendão de aquiles,uma vez que abusei no fim de semana?

  24. Carla Says:

    Rompi o tendão fiz a cirurgia em 17/08/12, hoje faz 87 dias, não consigo caminhar sem o uso de muletas, o tornozelo tem inchado e inicio agora as fisioterapia e hidroterapia, esses dois juntos vai ajudar a diminuir essa dor e largar logo as muletas?

  25. Antonio Carlos Says:

    Fiz a cirurgia do tendão aquiles, com 80 dias de recuperação estou sentindo dor para andar e estou usando as muletas para apoio, fiz a ressonância e constatou um edema no tornozelo, será que é normal?.

  26. joselito Says:

    eu fiz uma cirugia tendão do pé já faz vinte e a tardeo fica muito inchado

  27. Jonathas Augusto Says:

    Oi, sofri acidente de moto, rasgando profundamente em torno do calcanhar e tendão de aquiles, embora não o rompendo, isso ja a 40 dias. Os ferimentos estão sarando, mas meu pé e calcanhar ainda esta muito inchado e dói músculos e articulações quando piso no chão, isto é apenas com a ponta do pé, pois a articulação do tornozelo esta muito travada ainda. Será q logo desinchará e terei a articulação restituida?

  28. ivanildo barbosa moreno Says:

    Como faço para tirar enchaço dos pés após cirurgia de tendão de aquiles

  29. Rosana Santos Says:

    Bom no dia 03/06/2013rompi meu tendão de aquiles em 6 cm ,fiz a cirugia no dia 04/06 sai do hospital dia 08/06 com 15 dias tirei os pontos coloquei gesso fiquei 1 mês de gesso tirei o gesso e fui encaminhada para fizio fiz 35 seção ante de compltar as 40 seções de fizio meu pé piorou inchou muito e toda vez que sento para levantar fico uns 15 minutos para passar a dor pra apoiar um pé no chão ainda está bem inchado fica escuro no calcanhar doi muito tirei um rx e colocarão tala de novo ainda sinto arder dor e repuxar a babata da perna amanha tenho retorno com cirurgião estou preoucupada ao invés de melhorar ta regredindo de uma semana pra cá o que será na região que operei tinha muitos vasos pois tenho problemas circulatório o que será que ta acontecendo

  30. Marcelo - Tchelo Says:

    Ola bom dia
    Vou colocar meu relato aqui, tenho 39 anos e tive a ruptura do tendão em 19/08, foi em uma partida de futebol fiquei espantado na hora pensei que alguém tivesse me acertado a panturrilha e teve um estouro que todos meus amigos escutaram, fui encaminhado para fazer a cirurgia três dias após, digo fiquei ansioso mas é uma cirurgia muito tranquila sei que cheguei no centro cirúrgico e acordei com o gesso no pé.
    Fiquei um mês com o gesso sem colocar o pé no chão, apos coloquei o robofoot, graças a Deus já estou caminhando com um pouco de dificuldade, faço eu alguns exercícios em casa mesmo de fisioterapia é bem simples fazer os movimentos do pé e com um elastico prender na ponta do dedão e fazer movimentos levemente, eu faço compressa de água quente e com gelo para a parte da musculatura, tenho retorno agora di 14/10 e o médico já vai me dar retorno para o Trabalho, logo após o retorno ja devo fazer sessões de fisio e também vou voltar para a academia parar fortalecimento.
    Espero que todos os amigos tenham uma recuperação excelente
    Fiquem com Deus.

  31. luiz carlos pinto Says:

    boa noite rompi o tendão de aquile e não operei. fiquei 50 dias no gesso mais 20 dias com tala, neste dia tirei a tal só que meu pé está um pilão como fazer para melhorar, só tem tem dois dias e o médio mandou eu voltar com 2 semanas para passar para fisioterapia, não posso colocar o pé no chão, mais tenho que fazer exercicio no pé e dedos, qundo acordo o pé está meu desinchado, depois fica enchado de novo. o que fazer!!!!!

  32. Leonardo de Jesus Coelho Says:

    Rompi o meu tendão dia 13/11/2013,jogando bola,precisou de apenas três minutos para acontecer a ruptura total.Quando o médico me disse que a cirurgia era necessária na hora fiquei com medo,após vinte dias fui operado,senti dificuldades após a cirurgia,hoje completo 23 dias de operado,ainda sinto dores,estou muito ansioso para voltar a minha vida normal,meu pé continua bem inchado,dia 2 tirarei o gesso e colocarei bota ortopédica.Estou pensando em retornar aos gramados,mas,vai depender da esposa,o médico já liberou daqui á 4 meses,mas,eu acho cedo.

  33. jose roberto Says:

    Rompi meu tendão (parcial) no dia 168\2013 o médico disse que não precisava de cirurgia, só passou medicação tomei durante 2 meses não doía mas mancava muito, no dia 21 de dezembro pisei torto e rompeu total, voltei ao medico com muita dor então tive que fazer cirurgia, fiquei duas semanas com gesso com um buraco para fazer curativo dia sim dia não,passado esses dias trocaram o gesso, colocaram gesso fechado fiquei mais 4 semanas com gesso tirei fui encaminhado para fisioterapia, 3 dias depois de tirar gesso ja tinha me livrado das muletas , depois de 10 seções de fisioterapia não voltei mais, não sinto dor, hoje completa 51 dias, quase não incha coloco gelo todos os dias e faço exercícios em casa mesmo, volto ao trabalho na próxima semana. espero que tenha ajudado porque quando fiz a cirurgia fiquei muito preocupado se ia voltar a correr é o mais gosto de fazer,

  34. Julio Almeida Says:

    Rompi meu tendão em 29/05/2014, operei em 03/05/2014. A dor após ruptura é suportável, semelhante a um tipo de estiramento muscular. O médico detectou o rompimento integral sem necessidade de ultrasonografia/radiografia. Após operação estou utilizando gesso, sendo 30 dias com o pé inclinado para baixo + 30 dias com pé em 90 graus. As vezes sinto algumas fisgadas na panturrilha, nada insuportável. Alguns falam que o colágeno ajuda a recuperação do tendão, na dúvida estou tomando. Com o passar do tempo o gesso vai fincando folgado pois a perna “emagrece” por perda de massa muscular. Ao posicionar a perna para baixo o pé fica um pouco roxo, mas já volta ao normal ao colocar para o alto. Foi proibido expressamente apoiar o pé no chão após 60 dias da operação. As vezes dá uma pequena dormência/formigamento no pé, tornozelo e panturrilha, mas já volta ao norma com pequenos estímulos de movimento.
    Hoje é o meu 25 dia de pós-operatório, sinto que está tudo bem.

    Amigos pesquisei bastante sobre o assunto, observei que 99,99% dos pacientes voltam ao normal, porém existe impressionante diferença do prazo para recuperação, uns relatam 2 meses e outros até 1 ano. Os médicos afirmam que os fatores que implicam na recuperação são basicamente fisioterapia e biotipo do paciente.

    Desejo melhoras a todos e em breve estaremos todos bem. Futebol só na próxima Copa rsrs.

Leave a Comment

Your comment

You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Please note: Comment moderation is enabled and may delay your comment. There is no need to resubmit your comment.