Categorias
Taekwondo Vida

Rompimento do tendão de aquiles

Faz 2 meses que voltei a fazer taekwondo (já tinha feito cerca de 2 anos [4 anos atrás] e depois fiz mais 2 anos de kung-fu). Estava fazendo aula todas as semanas, pelo menos 2 aulas por semana. Como estava de férias estava fazendo 3 aulas por semana.

No dia 23/10/2009 fui fazer 2 aulas. A primeira aula foi mais pesada, com treino de chutes em raquete, utilizando diversas combinações de chutes (até 4). A primeira aula acabou sem eu ter me cansado muito e depois de 15 minutos começou a segunda aula.

A segunda aula foi uma aula no estilo da primeira, só que ao invés de utilizar raquete foi utilizado colete. Após uns 45 minutos de aula, estávamos fazendo um treino mais de reflexo e velocidade de chute. O movimento era simples, perna direita na frente, troca de base e chute da faixa branca com a perna direita (que após a troca de base estaria atrás).

Na minha primeira tentantiva, após a troca de base, quando fui dar o chute, no momento em que o meu pé saiu do chão escutei um estalo muito alto e como se tivesse levado um chute na pantorrilha da perna direita. Olhei para trás e não havia ninguém. A primeira coisa que me veio na cabeça: “Quebrei a perna”.

O que eu senti é descrito nos livros de medicina como sendo a “síndrome da pedrada”. Na hora senti muita dor e não conseguia colocar o pé no chão. Outra coisa que não conseguia era fazer o movimento de acelerar um carro com o pé.

Fui na hora para o Hospital São Camilo, onde o médico falou que era bem provável que eu tinha rompido o tendão de aquiles. Marcamos uma ressonância magnética para o dia seguinte (24/10/2009), onde deveria ser feito da perna e do calcâneo. Após fazer o exame passei na sala do médico e ele falou que não foi possível ver a lesão, pois o exame havia sido feito apenas da perna.

No domingo (25/10/2009) fui para o pronto socorro do Hospital Santa Isabel, onde minha mulher trabalha. Lá o ortopedista examinou a minha perna e afirmou que eu tinha rompido o tendão. Pediu uma ultrasonografia só para colocar no prontuário. À noite fui internado para fazer a cirurgia no dia seguinte.

A cirurgia ocorreu no dia 26/10/2009. O processo da cirurgia é simples, eles fazem um pequeno corte na pantorrilha e costuram o tendão. A anestesia utilizada é a raquidiana (a mesma utilizada para partos). Durante a cirurgia, tomei 3 anestesias para não acordar durante o procedimento, o que não adiantou muita coisa já que tomava a anestesia, durmia 5 minutos e depois voltava a acordar. Após a cirurgia a minha perna foi imobilizada com uma tala de gesso.

Fiquei no hospital até o dia 28/10/2009, onde só fiquei de observação e com nenhuma restrição na alimentação. A prescrição médica era tomar 2 remédios, um para dor e outro anti-inflamatório. Só senti dores na perna no momento da lesão, após a lesão e após a cirurgia não sinto nenhuma dor na perna.

A recuperação será 2 semanas com a tala de gesso, onde irei remover a tala e ver como está a cicatrização. Se tudo estiver ok, poderei colocar uma bota ortopédica e começar a pisar de leve. O médico falou que após 2 meses da cirurgia, poderei voltar a andar sem nenhuma ajuda. Após isto deverei fazer fisioterapia e ficar uns 6 meses sem fazer esportes.

Agora é descansar a perna e esperar ela melhorar!

77 respostas em “Rompimento do tendão de aquiles”

Boa noite,
Meu marido fez rutura do tendao de aquiles em Junho de 2014, faz já 5 meses, tem recuperado bem, faz fisioterapia desde que retirou o gesso (esteve 8 semanas com gesso, após a cirurgia,) o problema é que ainda tem dor na zona do tendao. O fisiatra diz que não é normal mas também só aconselhou esperar mais um mês. O que poderá ser essa dor? Fibrose? Obrigada

Bom dia , bom como comentei anteriormente , esta me recuperando com o método conservador , mas infelizmente o meu tendão rompeu novamente, usando robofoot e muletas , o médico falou que meu tendão esta doente e q vai tirar um pedaço do tendão do dedão e colocar no tendão de aquiles , operou dia 02/01/2015 , mando novidades … Feliz festas

Boa noite pessoal,
Rompi o tendão dia 27/12 jogando bola. Quando saltei para matar a bola no peito, senti uma dor anormal..achei que tinha ganho uma porrada no calcanhar, até falei para um rapaz que estava perto precisava disso ??? Daí ele falou, nem.estava perto de você, o pessoal que estava perto falou o mesmo. Ninguém encostou. Daí pensei, rompi o tendão.
Sai do futebol. Fiquei com gelo na perna e bebendo uma cerva. Passado algumas horas não aguentava de dor. Fui para o médico. Chegando lá. .Ele só em olhar já falou, rompeu.. internar hoje (27/12) e operar amanhã (28/12 )as 18hs. Para mim foi um choque. Já que tenho uma vida corrida. Toco samba em escola de samba. Grupo de pagode. Corro 3 vezes por semana. (5km em 26 minutos) jogo bola. Não fico parado. Tenho meu trabalho. Festa de formatura de bacharel. O.mundo caiu para mim.
Liguei para meu primo que trabalha em várias clínicas de ressonância diferente e ele falou..se o médico examinou então é. Mais faz uma ressonância.
Fui em outro hospital.isso no mesmo dia..chegando lá a mesma coisa. Operar. Daí não corri. Me internei. Fiz ressonância no dia 29/12 e operei no mesmo dia. Tive alta dia 30/12. Coloquei um gesso até o joelho. Todo fechado. Depois de 7 dias o médico fez uma janela e viu os.pontos (13) que estão secos. Terça dia 12/01 vou tirar os.pontos.
O médico disse que. Deixará eu ficar de gesso até dia 31/01 e depois disso ficarei de bota robocop.
Só sei que é um terror. O dia todo deitado. Até os 8 primeiros dias doía quando levantava para tomar banho.mesmo de moleta e sem colocar o pé no chão é claro.
hoje (10/01) não dói. Mais meu pé fita dormente direto. As vezes vem uma dor leve onde foi a operação.
Mais está dando para levar. Não tomo remédio.
Só queria ficar de bota robocop..daí me ajuda até a tomar um banho e andar de moleta mais fácil. Pois o gesso é pesado.

att
Junior
Estacio-Rj

Olá pessoal, tive ruptura parcial no tendão de aquiles do pé esquerdo jogando futsal no dia 11/01/2015, foram na realidade dois pequenos rompimentos um de 5mm e outro de 3 mm, conforme o ultrassom, o médico me colocou uma tala de gesso e disse para eu ficar com ela por 30 dias e depois voltar lá para ele reavaliar ou se eu quiser poderia por bota roboffot mais falei para ele por o gesso mesmo. Não me passou nenhum remédio. Estou procurando ficar o máximo em repouso, não estou sentindo dores, porém ao pisar sinto uma dorzinha no tendão. Fico na dúvida, será que o melhor tratamento é esse mesmo.

Necessito de um depoimento de alguma pessoa que teve rompimento parcial do tendão de aquiles.

Pessoal, farei a cirurgia hoje a noite e rezo para não sentir dores pois desde que rompi não sinto dor, apenas um incômodo! Rompi quase que totalmente o tendão de Aquiles dia 09/02 e vou operar hoje, dia 13/02. Depois posto como foi a cirurgia, já que os relatos coincidem com a explicação do meu médico! Abraço e boa sorte a todos.

GALERA,

DIA 37 DE DE JANEIRO DE 2015 TIVE ESSA LESÃO TAMBÉM…RUPTURA TOTAL DOS LIGAMENTOS DO TENDÃO.
COMIGO ACONTECEU JOGANDO BOLA E FOI ESPONTANEAMENTE, NÃO RECEBI NENHUMA ENTRADA…APENAS FUI TOCAR A BOLA E ESCUTEI UM ESTALO BEM ALTO, OLHEI PARA TRÁS ACHANDO QUE TINHA RECEBIDO UMA ENTRADA FORTE DE ALGUEM E NINGUEM ESTAVA POR ALI RSRSRS PARECIA COISA DE LOUCO MAIS AI QUANDO PERCEBI VEIO UMA DOR IMENSA E NÃO CONSEGUIA COLOCAR O PE NO CHÃO E FAZER O TAL MOVIMENTO DE ACELERAR O CARRO…IMEDIATAMENTE FUI AO HOSPITAL E FIZ ULTRASSONOGRAFIA CONSTATANDO A LESÃO…IMEDIATAMENTE FIQUEI INTERNADO E DIA 29 DE JANEIRO FUI OPERADO NÃO DO MÉTODO TRADICIONAL ( ABERTURA ATRAS DO CALCANHAR ) O MEDICO QUE ME OPEROU INFORMOU QUE O MÉTODO QUE IRIA UTILIZAR ERA MAIS FACIL SEM COMPLICAÇÕES E COM UMA RECUPERAÇÃO MAIS FACIL.

ELE USOU 2 ASTES PARECENDO 2 AGULHAS GRANDES COM UM FIO E PERFUROU UM POUCO PRA BAIXO DA BATATA DA PERNA ATE O CALCANHAR…E TIPO UNIÃO O TENDÃO ATRAVÉS DESSES FIOS E COLOCOU 2 PRENDEDORES…TIPO 2 MIÇANGAS ATRAS DO CALCANHAR PARA FIXAR OS FIOS.
A ANESTESIA FOI A RAQUIDIANA E FIQUEI MAIS UM DIA NO HOSPITAL E LOGO DEPOIS TIVE ALTA…ESTOU COM O PE ENGESSADO HA 4 SEMANAS E DESDE ENTÃO NÃO TIVE NENHUMA DOR A NÃO SER NA HORA DA LESÃO.
IREI RETORNAR COM O MEDICO DIA 2 DE MARÇO PARA TIRAR O GESSO E PROVAVELMENTE IREI COMEÇAR USAR A BOTA ORTOPÉDICA.

O MEDICO ME AFASTOU POR 4 MESES PARA RETORNAR AO TRABALHO E 6 MESES PARA ATIVIDADES FÍSICAS.

DEPOIS ENTRO PARA COMPLEMENTAR A MINHA RECUPERAÇÃO

Galera boa recuperação! Eu sábado passado sofri uma ruptura total do tendão de Aquiles ou calcâneo.Estava jogando bola e senti como se tivesse levado uma entrada violenta-eh o q chamam de síndrome da pedrada! Realizarei minha cirurgia segunda feira agora.espero me recuperar o mais rápido possível.irei postando como será o meu progresso.desejo melhoras a todos e muita paciência

Olá.Alguém pode me ajudar!eu rompi os 2 tendões das duas pernas não estou andando’o médico passou os remédios é mandou ir pra casa é fazer fisioterapia .sera que eu volto andar normal ‘sem fazer cirurgia?

Eu rompi o tendao Total nesta ultima segunda a noite em Brasilia…o mundo desaba… Primeiro medico fez o teste de Thompson e detectou rompimento do Tendao…
Cirurgia sugerida pras 15 hrs dia seguinte…desisti..nunca fui operado… Li umas 3 teses de mestrado sobre o assunto…existem 2 tratanentos o cirurgico e o conservador…ambos te recuperam porem o conservador existe uma chance maior de reruptura no futuro…levando em conta os riscos cirurgicos tipo infeccao, cicatrizacao, pontos, anestesia total etc etc optei por tratanento conservador….coloquei uma tala ate o joelho, 4 semanas ai vou updating a evolucao…

Primeiramente queria parabenizar o blog..Iniciativa muito boa e útil a todos que passam por esse susto…
Bem vamos lá:
#Data da ruptura total: 18 de abril de 2015 (Futebol).
#Data da cirurgia: 5 de maio de 2015 (mesmo com plano de saúde 17 dias de angústia esperando).
#Retirada dos pontos e colocação de gesso na posição equino: 22 de maio de 2015.
#Troca de gesso e posição 90 graus: 12 de junho.
#Retirada do gesso: 26 de junho e autorização para começar fisioterapia.
# Optei por contratar uma fisioterapeuta que atende a domicílio. Levou uns 20 dias para que meu pé desinchasse (quando retirei o gesso confesso que foi de assustar–pé inchado, pele velha e descascando…sem contar que estava vermelho…Porém tudo dentro do previsto pelo médico).
# Os 100 dias pós cirurgia: cada pessoa é única e a recuperação varia muito para cada um…Mas é mais ou menos nesse período que as coisas começam a acontecer…No meu caso com 105 dias dei meus primeiros passos sem muleta..Mancando bastante e com medo de escorregar…Os músculos da panturrilha e coxa ficam fracos devido ao tempo de gesso…Agora, no estágio que estou, passaram mais 2 semanas e já consigo caminhar bem melhor…Ainda manco mas sinto a perna muito mais firme. È natural que inche (De acordo com meu médico vamos ter nosso querido pezinho de volta a 100% depois de uns 8 ou 9 meses) Então não se assustem e procurem caminhar bastante com um calçado confortável (Recomendo Asics gel). O que melhorou bastante minha musculatura e ajudou muito a melhorar o passo foi fazer bicicleta ergométrica…30 minutos pela manhã e 30 minutos a noitinha com marcha leve…A cada manhã sinto que estou melhor, com o passo mais firme e mancando menos. A luta continua e espero em um ou 2 meses estar trabalhando normalmente ( meu trabalho requer que ande muito por isso ainda não voltei).

# O trauma é grande, medo, angústia e dúvidas sobre o futuro e se ia voltar a andar…Passei por tudo isso e acredito que todos também passaram…Para os que estão no início desta luta procure ler os relatos, isso me acalmou e ajudou muito, e nunca esqueçam de colocar o pé pra cima…seja no sofá ou na cama…È muito importante!!!!

# Para quem pode hidroginástica e exercícios extras intercalados com o dia da fisioterapia aceleram a recuperação (Mas sempre de forma moderada e sem pressa–O importante é voltar 100%)…

Amigos, a recuperação é lenta mas necessária para uma boa recuperação..Ler, curtir mais a família e refletir sobre a vida são importantes nesse momento. Desejo plena recuperação a todos e saibam que tudo passa, tudo é fase e procurem tirar proveito pra curtir a família, amigos e Deus!!! Abraço!

Pessoal, entre o rompimento de meu tendão em 26/08/2015 e a cirurgia, 03/09, li tudo que podia sobre a lesão e formas de cirurgia e recuperação…
Confesso que fiquei apavorado com os prazos iniciais para voltar a andar, período com gesso etc… Felizmente minha cirurgia foi realizada por um médico que trabalha com atlétas do Bradesco, e acredito que o protocolo adotado possa ser uma boa referencia para as pessoas que estão passando por este problema…
cirurgia com corte de apenas 10 cm de comprimento com pontos normais 01 dia de hospital sendo que já sai com a robofoot da mesa de cirurgia… retornos semanais para avaliação da cicatrização, apenas 05 dias de medicamentos e retirada de pontos na terceira semana, com 21 dias. Liberado para pisar com robofoot, sendo que após mais cinco dia, ou seja 26 dias, retirada de robofoot e início de fisioterapia, já com utilização de tenis. Estranhei de início pois não li nada com este cronograma, porém acreditei no médico. Resultado hoje dia 17/10/2015, estou completando 45 dias de cirurgia, 12 sessões de fisio e já estou andando bem, porém ainda mancando um pouco… acredito que com mais oito sessões de fisio não mais estarei mancando. Muletas e robofoot aposentadas… Sei que cada médico segue um protocolo, e depende também do paciente, porém vejo relatos de gente que usa gesso e só após sessenta dias começa a pisar… espero ter ajudado e indico sempre que possível a utilização da bota robofoot pois até psicologicamente é melhor, facilita higiene e facilita os primeiros passos após a cirurgia… abraço e boa recuperação a todos!!!

ola pessoal..rompi total o tendão..e o medico optou por tratamento conservador. Alguem ae esta restaurado por esse método? anda normalmente e tem força na perna? comente pfavor

Thanks , I’ve recently been looking for information approximately this subject for
ages and yours is the greatest I have found out so far.
However, what concerning the conclusion? Are you certain in regards to the
source?

Olá pessoal!
Sou professora de Educação física e rompi o tendão comemorando um gol dos meu alunos nos jogos escolares de salvador.
Fiz a cirurgia 2 meses após o rompimento do tendao tentando me recuperar com o método conservador, orientada pela minha medica, mas não obtive êxito, a medica teve que fazer a cirurgia pois não conseguia andar sem dor e meu pé inchava muito.
2 meses depois fiz a 1°cirurgia sem sucesso após ter tido uma convulsao por conta de uma reação alergica a uma medicação que me deram minutos antes da cirurgia. Alguns dias depois fiz a 2°cirurgia com sucesso mas com muita convalescência.
Os primeiros dias sofri muito,não conseguia dormir incomodada com o gesso machucando a cirurgia, depois tive que ficar um mês andando de cadeira de rodas, pois estava sobrecarregando a outra perna andando de muletas.
Só comecei a andar sem muletas após 5 meses.
Atualmente ando mancando e meu pé incha constantemente.
Realmente se não fosse o apoio de minha família as coisas teriam sido bem mas difíceis.
Rutura de tendao de aquiles é uma lesão muito seria e as pessoas que sofreram esta lesão tem que ter muita resiliência para supera- la.

Não tenho a mesma sorte q vcs ja estou ha quase dois anos só agora então estou na fila de espera dos sus pra cirurgia meu caso eu pisei em uma ceramica q cortou e assim deu lesao parcial e ruptura do tendão com tenossinovite e outras coisas como se sabe pelo sus tudo é mais demorado as dores são horriveis e quase ninguém me entende ja q não é algo exposto
Não vejo a hora de fazer a cirurgia e essa dor acabar
Queria saber se tem q fazer algum exame antes da cirurgia pré operatório

Bom dia eu rompi meu tendão aquiles ; quais seriam o risco caso eu decida não operar.

Veja bem: fui informado pelo medico que se acaso não operar, depende do caso, e caso a acaso, pode-se imobilizar com gesso, ou simplesmente dependendo da lesão de cada um, aguarda que cicatriza só,ele colara frouxo ou esticado assim mim orientou o medico um bom medico ele e professor da federal.

Bom dia amigos!

Rompi meu tendão do pé direito de forma parcial em 30 de abril deste ano. Apenas dia 10 de Maio recebi o resultado da ressonância, nesse período de 11 dias minha perna desinflamou e não sinto dores (apenas um incômodo de vez em quando). E olhe que fiquei andando mancando nesse período de 30 de abril à 10 de Maio. Ao me consultar com o especialista o mesmo passou a robofoot e muletas para que eu não colocasse o pé lesionado no chão por 21 dias. Segundo o médico eu me submeterei a um tratamento conservador (sem cirurgia) e que, após todo o tratamento e plena recuperação, eu poderei voltar a praticar esportes.
Será se após esses 21 dias com a robofoot e sem colocar o pé no chão eu poderei começar a pisar com o pé lesionado?

Oi pessoal eu tive ruptura total do tendao de aquiles e so descobri 3 meses depois e conseguia a operaçao somente 10 meses depois. Resulta que ya faz dez anos que operei e nunca pude andar normal como antes e isso me frusta muito, to pensanso em uma nova cirurgia.

Oi pessoal ,aconteceu a mesma situação ,pisei em falso ,parece que levei um chute no calcanhar ,fui no servidor em SP (estadual)Ele fez um exame de Tompson,e ocorreu ruptura do tendão calcanho ,Mas não fez nem um outro exame .Colocou um gesso e falou que não era necessário cirurgia .E sim um método conservador .Alguém conhece ??

RUPTURATOTALNO TENDAO DE AQUILES NO DIAAC24DE DEZEMBRO MAS O MEDICO SO COSTUROU E MANDOU VOLTAR 15 DIASPRA TIRAR OS PONTOS TIREI E INFECCIONOU, TIVER QUE TOMAR REMEDIOS ATE FICAR BOM,MAIS 40 DIAS JA TROQUEI DE MEDICO. OLHA SO A CITUAÇAO ELE TA TRATANDO E NAO SABIA QUE O TENDAO TAVA ROMPIDO TOTAL MAS O MEU PE DESTE QUE EU MI MACHUQUEI ELE SE MEXIA PRA BAIXO PRA CIMA E NUNCATIVE DOR. O DR RECOMENDOU QUE ESPERASSE O TENDAO SE REGENERAR SOZINHO E É O QUE EU ESTOU FAZENDO, TO COM FAMOSA BOTA E FICO O MAIOR TEMPO COM ELA, COMECEI A DIRIGIR COM BOTA ´´E POUCO DIFICIL MAS TA INDO.O DR FALOU QUE ESSE METODO SAO PESSOAS QUE NAO PODEM E NAO PUDERAM FAZER CIRURGIA DEVIDO ASUA SAUDE.MEU IMAIL SIDNEICOSTA42@HOTMAIL.COM PARA CONTATO E TROCAR ALGUMAEXPERIENCIA. HOJE É DIA 16.02.2018

Meu marido rompeu o tendão de aquiles jogando futebol. Operou em hospital particular 14 dias após a lesão, teve alta, estava bem. 3 dias após a cirurgia teve um mal súbito e morreu em casa. Pois o socorro não conseguiu trazê lo de volta. Por consequência da cirurgia ele teve coágulos.
Mesmo fazendo tudo que o medico mandou antes e após a cirurgia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

css.php